quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Regresso da Velha Senhora


ACADÉMICA! Doutra maneira não podia começar. Parabéns à Briosa pelo jogo magnífico, aos jogadores, ao staff, e aos que acreditaram. A Académica quebrou um ciclo de 16 jogos, mais de um ano, sem que o Atlético de Madrid perdesse para as Liga Europa. Derrotou o actual campeão da Liga Europa e da Supertaça Europeia (sim, aquele que deu 4-1 ao Chelsea). Contrariou a maioria das expectativas (não todas) e conseguiu, após 43 anos, uma vitória europeia. E que vitória!

No jogo com o adversário mais complicado, como tem vindo a ser costume, a Briosa teve uma exibição de gala. Muitas recuperações de bola a meio campo, grande trabalho de Keita, que, mesmo sem grande técnica a construir, mostrou grande sentido de intercepção e posicionamento, e também de Makelele, sempre no sítio certo, sempre a correr tudo o que podia para roubar bolas, e ainda a sair a jogar. A defesa esteve também muito segura, a par de Ricardo. Quanto à frente de ataque, fez o que lhe compete: golos. Jogou bem, atacou com vontade e deu trabalho aos "colchoneros", sendo premiada com dois tentos. Mesmo que, por vezes, houvesse um elemento estranho às equipas a ter protagonismo (péssima exibição do árbitro, mas nem falo nele hoje) e a tentar inclinar o campo. A Académica nunca baixou os braços, nem os adeptos que a apoiavam fervorosamente nas bancadas. Bancadas essas, merece referência, embelezadas por uma bonita coreografia da Mancha Negra, a recordar as origens e as batalhas que Portugal travou no passado.



Num jogo de bom futebol, com bola corrida, oportunidades de parte a parte, hoje viveu-se um momento histórico em Coimbra. Foi, certamente, umas das vitórias mais bonitas da História da Académica, pela dificuldade que o gigante europeu que se lhe oponha leva a qualquer jogo a que vá (não é por acaso que está em segundo lugar na liga Espanhola). Uma vitória que amanhã será, certamente, comentada por essa Europa fora. Amanhã teremos os principais jornais desportivos europeus a mostrar como a equipa dos estudantes, aquela equipa especial que joga em Coimbra, vergou o campeão.

Alegria, emoção, lágrimas até. Momentos bonitos em Coimbra. Momentos para a História.
Uma vez mais, obrigado Briosa. Aplaudamos o regresso da Velha Senhora à glória europeia.

1 comentário:

  1. Grande Académica!
    Mais uma jornada para a História.

    Briosa para sempre

    ResponderEliminar