sábado, 24 de novembro de 2012

Fim do sonho, acordar para a realidade


É já matematicamente impossível a continuidade da Académica na Liga Europa. Temos pena, naturalmente, porque todos tínhamos esperança de que a Briosa fizesse um brilharete e passasse os grupos. Mas nem por isso deixou de fazer um brilharete. Muitos diziam que íamos passear e ser os bobos da festa, que perdíamos os jogos todos e não tínhamos hipótese.



Pois bem, invencíveis em casa, batemos a invencibilidade do Atlético e temos os mesmos pontos que Sporting e Marítimo...somados. Não fosse no primeiro jogo aquele golo do Plzen com falta sobre o Ricardo e talvez até outro galo tivesse cantado, mas não iremos por aí.

A Académica soube dignificar a camisola e orgulhar o país. Teve uma participação muito conseguida, cheia de garra e com qualidade no futebol. E com algumas dificuldades acrescidas: Pela primeira vez em muitos anos conseguimos um plantel com profundidade e qualidade para ter rotação na maioria das posições, o que nos permitiria fazer face aos muitos jogos. A onda de lesões tem sido enorme e parece não haver explicação, o que tem limitado muito as escolhas de Pedro Emanuel (no jogo com o Plzen nem o banco tínhamos completo). E o cansaço tem-se feito sentir em alguns jogos, lembro-me por exemplo do Cissé em Alvalade, que só por desgaste (e alguma inexperiência) não nos deu mais 2 pontos.

Apesar disso, temos o direito de sair de prova de cabeça erguida. Fizemos boas exibições e podemos já dizer que nenhuma equipa nos ganhou 2 jogos. Ganhámos inclusivé ao adversário do pote A, supercampeão europeu. E, pensando mais com a cabeça do que com o coração e tendo em conta o curso que a época tem levado, ainda bem que assim é. Claramente a onda de lesões nos está a impedir de ter rotatividade que permita jogar em todas as frentes, e, por muito que gostasse que o sonho europeu continuasse, com a continuidade na Taça de Portugal e com a fase de grupos da Taça da Liga, seria muito difícil continuar na Europa. Não nos podemos esquecer de que a nossa prioridade tem de ser sempre o campeonato, e que neste momento a classificação está longe de ser favorável.





Temos de focar as nossas energias em subir alguns lugares. Estamos muito próximos dos lugares europeus, o que em poucos jogos podia ser alcançado, e seria um passo muito importante afastarmo-nos da linha de água, sobretudo psicologicamente. E as próximas 8/9 jornadas vamos encontrar adversários "do nosso campeonato", que teremos de vencer. Para ganhar terreno e para subir na tabela. Não podemos ganhar só aos "tubarões" e perder pontos para os adversários directos, pois esses jogos, não nos esqueçamos, valem a dobrar.

Em suma, é preciso preparar o resto da época com muita serenidade e escolher bem as prioridades. A Briosa tem um dos melhores plantéis da liga e precisa do apoio dos adeptos. Sejam 30000, 10000, 5000, 500 ou 50, os que quiserem apoiar que seja sempre com o coração e com entrega. Com a matéria prima que temos, temos tudo para chegar longe e escrever mais uma bonita página da nossa História.

Sem comentários:

Enviar um comentário