sábado, 3 de novembro de 2012

3 de Novembro de 1887



Hoje é dia de festa, de recordar, de celebrar. A Académica faz anos, o que nos leva a 3 de Novembro de 1887. Se voltarmos atrás no tempo são incontáveis as histórias, as figuras, os momentos marcantes no nosso país. No futebol, no basket, na política, no ensino, no rugby, no teatro... Sim, no blog focamo-nos no OAF, o que não quer dizer que o amor e a paixão pela Académica não sejam sentidas por tudo o que a forma.

Felizmente as divisões são hoje menores que noutros tempos. Ainda as há, mas não é dia para falar nelas. Hoje é dia para recordar a História da maior, mais antiga e mais importante associação de estudantes do Mundo. É dia para lhe agradecer o que fez pelo país e por nós. Na formação de homens, na luta pela liberdade, no desporto, na política, na cultura, um pouco por todos os sectores da sociedade. O país deve-lhe mais do que lhe é atribuído, mas Ela nunca deixou de trabalhar por falta de reconhecimento. Se é verdade que muitos dos que lá passaram ao longo destes anos não estiveram à altura do seu nome, é pelos outros, pelos que defenderam a camisola acima de si próprios, que ela se mantém.

A Académica está muito acima de todos os que por ela passam, é com essa humildade e com esse pensamento que a devemos apoiar e servir.

Não gosto de ti por seres mais antiga, mais eclética ou maior que as outras. Gosto de ti por coisas que não se explicam, que só quem passa por Coimbra e entra na tua Casa pode compreender, mesmo que não consiga explicar. É com muita pena que fica tanta coisa por dizer, mas é impossível dizer tudo. O sentimento é muito maior que as palavras.

Obrigado por tudo, e os meus mais sinceros parabéns, Associação Académica de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário