segunda-feira, 1 de outubro de 2012

4º lugar


Graças à vitória sobre o "europeu" Marítimo, a Briosa escalou a tabela até chegar ao 4º lugar. Isolada com 7 pontos, a 4 tanto do céu como do inferno. Esta foi também a primeira vez que vencemos num jogo oficial esta época, o que, esperemos, servirá para serenar os ânimos. Apesar de fraca, a contestação à equipa (técnica) já se começava a fazer sentir, na minha opinião, erradamente. É verdade que não é por estarmos em 4º lugar agora que os erros dos últimos jogos perdem importância, nem o nosso plantel é melhor do que era à dois dias atrás, mas também é verdade que um 4º lugar é animicamente muito importante.

E dificilmente poderia vir em altura melhor: o mês de Outubro vai ser muito complicado, com a Académica a  jogar para todas as competições, e enfrentando Hapoel, Sporting e Atlético de Madrid. Além destes jogamos também contra aquela equipa de Espanha que a Zon Sagres acolheu, bem como o Ponte da Barca e o Sp. Covilhã. Vamos ver como reage a equipa a este ritmo elevado. À partida temos plantel para isso mesmo, com muitas soluções para a grande maioria das posições, o que ficou provado no jogo com o Marítimo no qual tivemos muitos ausentes.

Resumindo, o que podemos tirar da Académica até agora? Um bom plantel, com um Ricardo a surgir lá atrás e a merecer a confiança depositada (muito bons momentos no jogo de ontem e contra o Benfica). A defesa é sólida, com várias soluções para a zona central, embora as alas sejam demasiado dependentes dos titulares. O meio campo tem também muitas alternativas viáveis, e tem acima de tudo jogadores que nos permitem jogar com sistemas tanto mais defensivos e destrutivos, como mais ofensivos e criativos. A linha da frente, crónico problema da nossa Briosa ao longo dos anos, parece este ano mais estável com dois jogadores nas alas, Marinho e Wilson, a terem boas prestações (o Wilson já leva 3 jogos consecutivos a marcar) e um diamante em bruto, Cissé, que tem enchido os adeptos de esperança. O Pedro Emanuel é para ficar, tem faltado estabilidade ao comando da Académica nos últimos anos, e acredito que este treinador é extremamente competente, tal como já dizia até durante a nossa "fase negra" do ano passado.

Não me quero alongar demasiado, até porque há algumas considerações que ficarão para mais tarde, nomeadamente sobre o meio campo. Mas, pelo que vi até agora, acredito que temos um dos melhores plantéis dos últimos anos, e temos tudo para fazer um campeonato tranquilo.

3 comentários:

  1. O Wilson Eduardo foi uma contratação incrível! Espero ver mais do Afonso e espero também que o N'Gal se mostre, quando chegou deixou-me muito esperançado...

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho o Salim Cissé uma contratação fantástica.
    Como é que é possível que o rapaz apresente aquela maturidade em campo com apenas 19 anos.
    Cissé e Flávio são duas garantias para o futuro...ou pelo seu desempenho futuro ou pela rentabilidade económica que podem potenciar.
    ...
    Gostei da análise.

    Briosa para sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, o Cissé pode vir a ser um dos jogadores que mais nos orgulhamos de ter vestido a camisola preta. Nestes dias assaltou-me apenas um pensamento negativo: tendo em conta que veio da 4ª divisão italiana acho altamente provável que a transferência tenha tido um intermediário, um dos mal-amados chamados "agentes", pelo que tenho curiosidade em saber que percentagem do passe é que a Briosa tem. Porque se ele continuar a jogar assim vão começar a aparecer propostas em breve, e seria uma pena que, quando tiver mesmo de chegar o dia em que ele vá embora, não consigamos uma verba justa pelo craque que ajudámos a formar e mostrámos ao mundo.

      Quanto ao Flávio, por ser da formação, acredito que não tenhamos esse problema. Mas nunca fiando.

      Cumprimentos e obrigado pelo comentário.

      Saudações académicas

      Eliminar