terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"O nosso campeonato começa agora"




As palavras de Pedro Emanuel são ditas tarde, à 11ª jornada. O calendário dos últimos meses tem sido pouco favorável, as lesões não ajudam e a Académica fez jogos demais para aquilo que está preparada. À 11ª jornada soa o alarme psicológico de estar abaixo da linha de água. É imperial agora que acabaram as viagens e os constantes jogos europeus que a Briosa some pontos no campeonato.

Se é verdade que estamos abaixo da linha de água, também é verdade que numa jornada podemos ir para o 9º lugar. Tenho defendido o treinador com as seguintes razões: aceito que as lesões tenham sido uma enorme e inesperada condicionante, e que face ao elevado número de jogos é natural que os resultados não fossem os mais positivos. Mas, como ele próprio disse, a partir de agora começa o nosso campeonato: aquele em que não há Europa, aquele em que o calendário, no futuro próximo, é mais acessível, aquele em que somos OBRIGADOS a pontuar. Se não fui muito "resultadista" até agora, com adversários como os que temos pela frente serei certamente.

Vamos a Moreira de Cónegos e podemos distanciar-nos do Moreirense por 5 pontos... ou ser ultrapassados. A última está fora de questão. Recebemos o Setúbal, que tem apenas mais dois pontos que nós e que podemos ultrapassar nestas duas jornadas, com resultados positivos, (até porque recebe o Porto na próxima jornada). Depois vamos ao Paços, uma deslocação sempre difícil, mas onde temos de ir já com outra tranquilidade de posição na tabela decorrente dos jogos anteriores, e com a moral em alta. E é importante que, se é verdade que é um jogo complicado, também é verdade que podemos lá chegar a morder-lhes os calcanhares, pois durante estas duas jornadas em que podemos fazer 6 pontos, eles jogam com Guimarães e Sporting.

Resumindo, temos jornadas decisivas pela frente. Tenho sido um defensor do Pedro Emanuel devido às contrariedades, mas há alturas na época em que o treinador tem de saber dar a volta. Acredito que ele tenha noção de que esta é a altura ideal, até por dizer que o nosso campeonato começa agora. Acredito ainda que muito dele se defina nestas 3,4, 5 jornadas que temos pela frente. E é altura da Briosa dar essa volta e subir ao lugar que merece. Veremos se tem força para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário