sábado, 26 de janeiro de 2013

3ª vitória caseira consecutiva


A Briosa somo a 3ª vitória consecutiva em casa, marcando 3 golos, somando 3 pontos e subindo... 3 lugares, à condição. Uma alegria que os adeptos que se mantém fiéis e não abandonam o Calhabé mereciam à muito, depois de 8 meses sem lhe conhecer o sabor, sem nunca a abandonarem. Numa primeira parte que começou equilibrada, a Briosa foi eficaz e, por intermédio de Marinho, abriu a contagem cedo. A defesa dos homens de Aveiro vinha fragilizada, sem Sasso e Joãozinho, vendidos,e com mais um jogador a cumprir castigo, e essas mesmas fragilidades fizeram-se sentir. O contra ataque da Briosa, já bem conhecido, voltou a fazer estragos: em pouco tempo numa jogada deste género, Edinho recebe muito bem a bola e remata de pé esquerdo, ainda de fora da área, para dentro da baliza. Dois zero, uma vantagem que já fazia sentir algum conforto.

Mas longe ainda de tirar o pé do acelerador, a Briosa queria mais, e numa outra jogada de ataque rápido e Cleyton a levar a contagem para números semelhantes à primeira volta, novamente com felicidade para os da casa. Convém dizer que o Beira Mar, apesar das fragilidades defensivas, continuou a procurar o ataque. Nota também que, por esta altura, com 3 golos sofridos, o seu guarda redes ainda não havia feito qualquer defesa. Se até ao segundo golo tinham reagido bem, os aveirenses desmotivaram no final da primeira parte.

A segunda parte tem muito pouca história para contar: uma Briosa a gerir e a viver dos rendimentos, sem rematar à baliza. Um jogo que muitos dos adeptos não gostaram, mas não fazia sentido desgastar ainda mais a equipa, que tem já alguns elementos a acusar uma certa fadiga. Com 3-0 e com mais de uma semana para repousar até Olhão, fazia sentido gerir o resultado.



O final do jogo não chegou sem um lance estranho, com um penalti a ser assinalado contra a Académica na sequência de um livre em que a bola fica na barreira, oportunidade em que os aveirenses reduziram para 3-1. Não foi por aí que houve sustos de maior, diga-se, pois a Académica soube fechar muito bem. Uma nota final para a nossa única jogada perigosa da segunda parte, com Saleiro a arrancar muito bem no corredor esquerdo, flectir par o meio e entrar na área, cruzando para fazer a bola passar à frente da linha de golo. Mas, sem ninguém a acompanhar, não houve quem encostasse.

Parabéns à equipa, que soube mostrar uma enorme vontade na primeira parte em conseguir mais um triunfo. Tinha para mim, e aproveito para partilhar que, agora que já não há "distracções" para além da Liga, a nossa prioridade, os resultados teriam de ser outros, e tinha um objetivo pessoal. Com o plantel que temos, com a lista de lesionados a reduzir, sem sobrecarga de jogos e com o calendário que se nos apresentava à 4 jogos atrás, disse para mim mesmo que 7 pontos nesses jogos eram o nosso mínimo. Conseguimos 9, perdendo apenas num terreno muito complicado. Assim sendo, é da minha opinião, como tem sido até agora, que a equipa técnica merece o apoio dos adeptos. Esperemos que seja para manter, até apesar da classificação ser positiva, não nos esqueçamos que a diferença pontual é pequena num grande número de lugares, pelo que não podemos afrouxar.

Parabéns também ao melhor marcador português do campeonato. Se é verdade que critico alguns aspectos técnicos que tem menos bons, a verdade é que lhe temos TODOS de agradecer o grande número de golos, a confiança  que dá à equipa ter um jogador que está nessa forma, e os pontos conquistados. Também parabéns ao super-Marinho, que não me canso de elogiar.

2 comentários:

  1. Uma boa análise à partida!

    Esperemos que a confiança destes resultados, consiga passar para os jogos seguintes.

    Força Briosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a vontade de todos, e a vitória contra o Olhanense (desfalcado que estará de alguns jogadores importantes) cola-nos ao Rio Ave, dados os jogos deles, Guimarães e Estoril, era muito importante!

      Eliminar