sábado, 23 de março de 2013

Resumo do debate, pel' O Sexo e a Cidade


Casa da Cultura, sexta-feira. Académica SDUQ ou SAD? 1º debate aberto à comunicação social (este é organizado pelo Núcleo de Veteranos da AAC/OAF. Os promovidos pela Assembleia Geral e Conselho Fiscal foram em circuito fechado).
Mesa presidencial com Santos Cabral, Castanheira Neves, Ferreira da Silva, Nuno Teodósio, Mário Campos e José Belo. Cinco licenciados em Direito e um em Medicina.
Fernando Oliveira (Presidente da Assembleia Geral da Académica) está na primeira fila.   Cerca de 100 sócios na assistência.  5 são mulheres. Horácio Antunes (Presidente da Associação de Futebol de Coimbra) e João Paulo Fernandes (Líder da Mancha Negra)  estão entre os presentes.
Núcleo de Veteranos promete tomar uma posição. Mário Campos, o primeiro a falar, é pela SDUQ. Nuno Teodósio também defende essa opção. Ferreira da Silva recorda que a participação da Câmara Municipal de Coimbra dificilmente será acionista da SAD devido a constrangimentos legais e políticos.  CMC na OAF? “É uma treta”, defende o jurista, que entende que as eventuais participações da UC e do IPC será sempre simbólica. “É só conversa”, conclui este defensor da Sociedade Anónima Desportiva Unipessoal por Quotas.
Castanheira Neves “não consegue subscrever uma virgula” do que defende Nogueira Serens, que em outros eventos tem defendido a SAD. O advogado mostra não ter grande fé na importância que as “forças vivas” da cidade venham a  ter numa eventual SAD. Castanheira argumenta que “a marca Académica é o principal activo desta instituição”, chamando a atenção para a eventualidade de uma SAD poder vir a ter como acionistas como aquele que tem o Beira-Mar. Mais um apoiante da SDUQ.
José Belo é o último membro do painel a usar da palavra antes da participação da assistência. É adepto da SDUQ. Dá maus exemplos de SAD que estão em maus lençóis. “Na SDUC o clube é o único sócio. Ponto”.  Não acredita que a cidade se mobilize em torno da SAD. A universidade de Coimbra passou de nacional a regional. Os estudantes não ficam por cá ao fim de semana, lembra o vereador da CMC. (Aplausos). O antigo atleta da Briosa “desconfia do dinheiro preto, branco ou amarelo”. Acrescenta que ainda não viu ninguém com idoneidade a assegurar que as instituições da cidade vão investir numa hipotética Sociedade Anónima Desportiva. “Viva a ACADÉMICA” (recebe mais uma ovação)
22:55 – Seguimos para o período de debate.
O Presidente da Assembleia Geral é o primeiro a falar. Recorda que tomou a posição pública de não tornar pública a sua posição. Garante que duas entidades declararam que se a escolha dos sócios for a SAD estão dispostas a investir. Não divulga o nome. CMC, UC, IPC? Anuncia que já sabe quando vai convocar a AG. Tem mesmo de se apressar. Consta que a nova Lei entra em vigor a 1 de Maio. Tem intenção de “convocar uma Assembleia Geral referendária”, colocando os sócios a votar durante todo o dia, com questões diferentes e respostas com e sem maioria qualificada. Tem ideia que pode convocar a AG para Abril.
João Paulo Fernandes quer saber quantos sócios podem votar. Fernando Oliveira não sabe. São precisos 10% de…
Rui Avelar quer saber se os alegados créditos podem ser convertidos em acções. Recorda que perguntou a António Preto quanto é que o Presidente da Direção ”emprestou à AAC/OAF e não obteve resposta do presidente da AG.
Luis Santarino lança questões “com alma”. Recorda que por este andar qualquer dia não temos veteranos.
Carlos Clemente não está a gostar que a maioria seja pela SDUC. Dá a entender que esta é uma sessão de propaganda do Núcleo de Veteranos da AAC/OAF.
Mário Campos recorda-lhe que, ao contrário do que aconteceu com as outras duas reuniões promovidas pela Assembleia Geral e Conselho Fiscal, esta é uma reunião aberta, sobretudo à comunicação social, o que se justifica numa sociedade cada vez mais mediática.
Nuno Teodósio defende que a SAD tem de ser aprovada por dois terços dos sócios. Argumenta que a deve ser convocada uma Assembleia Geral para a Direcção divulgar a sua posição. Castanheira Neves também defende que JES deve vir a terreiro. Irónico, dá a entender que a informação não circula, nem sequer meio dos órgãos sociais. É uma indireta para o vice-presidente Clemente…
João Paulo Mendes levanta uma questão importante. Será compaginável ter uma SAD ou SDUC  detida pelo Organismo Autónomo de Futebol no âmbito dos estatutos da Associação Académica de Coimbra?
Nogueira Serens, adepto da SAD (em clara minoria), entorna o caldo…o que faz saltar a “tampa” a Castanheira Neves, que ameaçou abandonar a Casa da Cultura, facto que obrigou o moderador Santos Cabral a aligeirar o final da “audiência”, evitando que se escrevesse direito por linhas tortas, mas, depois de ter evitada que a coisa ficasse mais preta, o Juiz Conselheiro teve a gentileza de dar a palavra ao anfitrião Frederico Valido, que encerrou a sessão por volta da meia-noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário