sábado, 25 de maio de 2013

Os sócios escolheram...


um Académica dos sócios, uma Académica da Académica, uma Académica de todos!

Hoje ninguém perdeu... ganhou a Académica!


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sábado 25 de Maio


Sábado. 25 de Maio.

Sinto-me na obrigação de chamar a atenção para este dia. A nossa Académica, aquela atrás da qual foram 15 mil à um ano e muitos mais festejaram em Coimbra, vai ter de tomar uma decisão. A lei obriga à adopção de uma sociedade comercial (ou a descida à 2ªB) e as opções são conhecidas, SAD ou SDUQ.

Há cerca de mês e meio comecei a procurar informar-me, e posso dizer orgulhosamente que o fiz de mente aberta a qualquer uma das hipóteses. Tive a oportunidade de consultar pessoas ligadas à área, academistas, professores, de participar em debates e ir formando a minha opinião.

Qual é? SDUQ. Porquê? A SAD não me inspira a confiança e tranquilidade que a Briosa precisa, não me convence a participação dos institutos que nem quiseram saber de nós por tanto tempo nemtêm capacidade para ajudar condignamente. Resta a boa vontade... de que não tenho certezas. A possibilidade do clube ser um bocadinho mais de uns do que de outros, de que quem tenha dinheiro possa tomar mais decisões ou até ter a Académica como sua também não me agradam. A Briosa não é de ninguém, essa hipótese não faz sentido e não traz benefícios. Mais facilidade de investidores? Ou vendemos a gestão do clube ou ninguém vai meter dinheiro onde não tem poder de decisão, portanto este argumento não serve. Aproximação às instituições? Faz-se com actividades, com apoio nos jogos, nas causas, na divulgação da História, não com uns papéis assinados a troco não se sabe bem de quê.

A SDUQ leva a que o clube seja dono de si próprio, sem que uns mandem mais por razões que nada têm a ver com o Academismo nem com os valores da Briosa, mas sim por razões monetárias ou de ocasião. Leva a que não sejamos vendidos, que mantenhamos a nossa gestão, a nossa identidade. A identidade, o maior activo que temos, e que se baseia numa História única que vai muito para lá do futebol, tem de ser mantida a todo o custo. Com esta alternativa temos a certeza de manter o nosso património histórico e simbólico.

Aqui tentei resumir. Por estas e por todas as outras questões que fui debatendo nas últimas semanas tomo a minha decisão com a consciência de quem a pensou, de quem se informou e de quem acredita estar a seguir o melhor caminho. 

O dia e a adesão dos sócios é vital, sob pena de nenhuma decisão ser tomada e o escalão não profissional seja o destino. Com a certeza de que não é essa a nossa vontade, apelo à participação na Assembleia Geral Extraordinária no dia 25 de Maio e à escolha daquela que acredito ser a melhor opção: A Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas.

Por ti, Briosa.

terça-feira, 21 de maio de 2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Com o pedido de desculpas pelo atraso


Apesar do afastamento, hoje com o dia a acabar, partilho o vídeo de um daqueles que será sem dúvida alguma dos dias mais felizes da minha vida. Tenho a certeza que e um sentimento comum a todos os verdadeiros adeptos da nossa Académica, que nos fez sonhar.

Vídeo da final - 1º aniversário

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Queima abençoada


Em dia de cortejo não choveu em Coimbra, mas cairam mais 3 pontos para a Briosa! E a manutenção está mesmo ao virar da esquina, parece que a corda, que ainda não saiu totalmente do pescoço, já está mais solta.

Obrigado rapazes!