quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Soa o alarme


Depois de Saleiro e Cissé, que saiu lesionado no útlimo jogo, também Edinho está de baixa. A Académica treina sem avançados para ir a Espanha para o campeonato. É possível que um dos dois últimos, ou até ambos, recuperem. Estou a rezar para isso

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jogo da Briosa à porta fechada


A deslocação a Guimarães não vai ter adeptos no estádio. Devido aos incidentes do Guimarães B - Braga B, uma das maiores vergonhas a que já assisti no futebol português, o CD aplicou aos visitados uma multa de 10 mil euros e um jogo de suspensão para a equipa B, mais um para a equipa principal.

Para a Académica, o visitante no jogo em questão, isto são boas notícias. Gostemos ou não, o ambiente de Guimarães não é fácil para os forasteiros, o que pode jogar a nosso favor.

Agora é acreditar que a equipa faz a sua parte. Deixo a sugestão aos adeptos que tenham oportunidade: se pensavam ir a Guimarães (ou mesmo os que não iriam de qualquer modo), compensem ao comparecerem num dos últimos treinos da semana na Academia para dar força à nossa Briosa!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Assim não dá...


Custa muito perder assim. A Académica deu 3 golos de bandeja ao Marítimo e isso custou-nos um jogo importante, levou à 3ª derrota consecutiva. Depois disso, o Ricardo ainda evitou mais um ou dois, com grandes defesas, mas a verdade é que o Marítimo atacou muito menos do que a Briosa.

O que o Halliche (não) fez no segundo golo é absolutamente inaceitável. A maneira como os centrais deixam o Sami à vontade também não é de primeira liga. Não podemos ter mais do dobro dos ataques e remates, marcar dois golos e mesmo assim perder o jogo. Não nos podemos dar a este luxo numa jornada em que já tínhamos perdido posições e na qual podíamos subir 2 lugares com uma vitória.

Apesar de não ter sido um bom jogo, e tenho de reconhecer que a qualidade de construção esteve muito aquém do que jogadores como Marinho, Cleyton ou China devem saber fazer, houve vontade de atacar. Houve cruzamentos à procura de Edinho (bem notória a vontade de alguns jogadores meterem a bola no nosso avançado em certos momentos de jogo), que ia respondendo bem, mas sem repetir o que fez antes do intervalo. Vi vontade de recuperar bolas, de ir para cima do adversário, mas a equipa não pode ser tão displicente na defesa. Foi isso que nos custou o jogo.

Agora é tempo de levantar a cabeça e apontar baterias a Guimarães, um jogo difícil, mas em que é proibido perder.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Debate


À semelhança do que foi feito da última vez, aproveito para publicitar mais uma excelente iniciativa, desta feita levada a cabo pelo Conselho Fiscal. É fundamental que os sócios compareçam para que fiquem pelo menos um pouco mais elucidados quando a esta questão, a meu ver fulcral para o futuro da Académica.

Que festeje com uma vitória!


Goste-se ou não, Pedro Emanuel vai cumprir o 50º jogo na Liga. E essa é uma marca importante, não são muitos os treinadores em Coimbra que alcançam, especialmente nos últimos anos.

O meu desejo é o de que o plantel esteja à disposição para o que resta da temporada e que lhe permita ter as opções necessárias para o objectivo: ganhar. Sempre.

Os meus parabéns ao mister, que festeje estes 50 com uma vitória amanhã!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Boas vindas


A confirmar-se, quero saudar o regresso do Boavista ao futebol profissional e à primeira divisão. Um clube com muita história, que consegue criar um ambiente de bairrismo numa cidade com um estarola, que mostrou que o campeonato não seja discutido a três.

Da minha parte, bem vindos de volta!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Temos de nos fazer ouvir!


É muito bonita a atitude do nosso mister em não comentar arbitragens. Tem sido a política dele e mantém-se fiel quando mais custa, o que é de louvar e uma enorme mostra de carácter, mas temos de ter alguém que bata com o punho na mesa e se faça ouvir! Felizmente, o nosso presidente foi capaz de dizer algumas verdades, que partilhamos aqui. Espero que cheguem a algum lado.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Parabéns


Parabéns à Briosa. Pela atitude no jogo, por se terem esforçado, e por terem remado até não poder mais. Se foi o jogo que mais gostei de ver? Claro que não. E também falhámos em certos momentos, certas recuperações de bola que podiam ter dado algo mais, e não deram por culpa nossa.

Mas estivemos muito bem defensivamente. A perder só podia ser assim. Parabéns rapazes!

Benfica - Académica: Convocados

Guarda-redes: Ricardo e Peiser;

Defesas: Rodrigo Galo, João Dias, João Real, Reiner Ferreira, Hélder Cabral;

Médios: Keita, Bruno China, Marcos Paulo, Makelele, John Ogu e Cleyton;

Avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Edinho, Salim Cissé e Amessan.

Notas para a ausência de Flávio e o regresso do Edinho. Temos também os melhores laterais disponíveis.

Se todos os chamados estiverem com boa disponibilidade física, tenho a certeza que vamos criar problemas aos lisboetas.

Vamos acreditar na 4a vitória em 6 jogos, força Briosa!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Baixas... mas do outro lado


O pedido de despenalização de Matic foi rejeitado. Desta vez o sistema não deu o jeito. Deste modo o nosso adversário perde este importante médio para domingo, bem como Cardozo e André Gomes.

Desta vez pelo menos não são só os de negro a ter baixas.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uma boa notícia


Esta manhã o treino teve direito ao regresso de Makelele. Um dos jogadores que tem deixado a pele em campo e que se tornou, na minha opinião, imprescindível, voltou ao relvado para se preparar para o encontro com os encarnados. Uma muito boa notícia.

Para aqueles que ainda não sabem, dado que ainda não tinha noticiado aqui, Edinho poderá jogar.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Falhámos: jornada terrível


A Briosa teve uma daquelas oportunidades que podem mudar épocas. (Possivelmente, dados os restantes resultados, não seria o caso, mas o que interessa é o nosso caso). Uma vitória fazia-nos subir ainda mais na tabela, para o 6º lugar. Mas perdemos e descemos ao 9º posto, com os clubes próximos (e abaixo) da linha de água a ganharem-nos terreno.

Uma vitória ontem, o continuar de um ciclo (seria a quarta em casa), o continuar a subir no campeonato, dariam uma motivação extra ao balneário, aos adeptos, ao clube. Mas, como tem acontecido em momentos como este, (nesta e noutras épocas,) a Académica vacilou, e deixou-se ficar por "aqueles lugares" que nem são de tranquilidade, nem são de aflição. Nem sim, nem sopas.

Foi uma pena, porque oferecemos dois golos ao adversário e podíamos perfeitamente ter dado outro rumo à partida. É em momentos chave como o desta jornada que a mentalidade tem de ser outra. Mais concentração e mais orientação para a vitória!

Temos plantel para isso. Se tivermos mais alguma oportunidade como a de ontem, peço-vos por tudo que a aproveitem.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Académica - Rio Ave


Ainda não há lista oficial de convocados, pelo que fico por algumas observações:

Ontem li  que o Makelele já estaria a postos para hoje, rezo para que sim.
A Briosa tem hoje um daqueles jogos que podem mudar o ano: ganhamos e concretizamos a fugida aos lugares do fundo da tabela. Caso contrário vamos continuar com aquela diferença pontual que não é má, mas que não permite que descolemos. O Guimarães perdeu, o que é sempre bom, mas em contrapartida o Estoril somou 3 pontos que permitem que nos ultrapasse provisoriamente.
Temos plantel para agora, apenas com campeonato, começar finalmente a mostrar o seu valor. As lesões parecem querer voltar, embora em menor força, mas tendo menos jogos para jogar o seu impacto é necessariamente menor.

Muita esperança, daqui por uma hora podemos concretizar uma escalada importantíssima na tabela. Força Briosa!

EDIT: Makelele de fora.

Onze inicial: Ricardo; João Dias, Reiner, João Real e Hélder Cabral; Marcos Paulo, China e Cleyton; Marinho, Cissé e Ogu;

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Regresso


Computador em casa, o blog está de regresso ao activo. Uma vez mais, de volta a escrever sobre a nossa Académica!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Pedido de desculpas

É a segunda vez que há uum periodo de ausencia bo blog. Tal deve-se ao facto do mesmo ser unipessoal e me encontrar sem computador, o que espero que mude em breve.

Apesar disso, amanha joa a Briosa e, nem que seja pelo telemóvel, não deixo de vir aqui dar-lhe o meu apoio. Rumo a mais uma subida na tabela e a mais 3 pontos, FORÇA BRIOSA!