sábado, 26 de janeiro de 2013

Problema Sana(do)


De acordo com notícia avançada pelo MaisFutebol, o jogador que se tem treinado com a Briosa desde Setembro, Sana, será inscrito a tempo a segunda volta. Uma belíssima notícia para  a Académica!

3ª vitória caseira consecutiva


A Briosa somo a 3ª vitória consecutiva em casa, marcando 3 golos, somando 3 pontos e subindo... 3 lugares, à condição. Uma alegria que os adeptos que se mantém fiéis e não abandonam o Calhabé mereciam à muito, depois de 8 meses sem lhe conhecer o sabor, sem nunca a abandonarem. Numa primeira parte que começou equilibrada, a Briosa foi eficaz e, por intermédio de Marinho, abriu a contagem cedo. A defesa dos homens de Aveiro vinha fragilizada, sem Sasso e Joãozinho, vendidos,e com mais um jogador a cumprir castigo, e essas mesmas fragilidades fizeram-se sentir. O contra ataque da Briosa, já bem conhecido, voltou a fazer estragos: em pouco tempo numa jogada deste género, Edinho recebe muito bem a bola e remata de pé esquerdo, ainda de fora da área, para dentro da baliza. Dois zero, uma vantagem que já fazia sentir algum conforto.

Mas longe ainda de tirar o pé do acelerador, a Briosa queria mais, e numa outra jogada de ataque rápido e Cleyton a levar a contagem para números semelhantes à primeira volta, novamente com felicidade para os da casa. Convém dizer que o Beira Mar, apesar das fragilidades defensivas, continuou a procurar o ataque. Nota também que, por esta altura, com 3 golos sofridos, o seu guarda redes ainda não havia feito qualquer defesa. Se até ao segundo golo tinham reagido bem, os aveirenses desmotivaram no final da primeira parte.

A segunda parte tem muito pouca história para contar: uma Briosa a gerir e a viver dos rendimentos, sem rematar à baliza. Um jogo que muitos dos adeptos não gostaram, mas não fazia sentido desgastar ainda mais a equipa, que tem já alguns elementos a acusar uma certa fadiga. Com 3-0 e com mais de uma semana para repousar até Olhão, fazia sentido gerir o resultado.



O final do jogo não chegou sem um lance estranho, com um penalti a ser assinalado contra a Académica na sequência de um livre em que a bola fica na barreira, oportunidade em que os aveirenses reduziram para 3-1. Não foi por aí que houve sustos de maior, diga-se, pois a Académica soube fechar muito bem. Uma nota final para a nossa única jogada perigosa da segunda parte, com Saleiro a arrancar muito bem no corredor esquerdo, flectir par o meio e entrar na área, cruzando para fazer a bola passar à frente da linha de golo. Mas, sem ninguém a acompanhar, não houve quem encostasse.

Parabéns à equipa, que soube mostrar uma enorme vontade na primeira parte em conseguir mais um triunfo. Tinha para mim, e aproveito para partilhar que, agora que já não há "distracções" para além da Liga, a nossa prioridade, os resultados teriam de ser outros, e tinha um objetivo pessoal. Com o plantel que temos, com a lista de lesionados a reduzir, sem sobrecarga de jogos e com o calendário que se nos apresentava à 4 jogos atrás, disse para mim mesmo que 7 pontos nesses jogos eram o nosso mínimo. Conseguimos 9, perdendo apenas num terreno muito complicado. Assim sendo, é da minha opinião, como tem sido até agora, que a equipa técnica merece o apoio dos adeptos. Esperemos que seja para manter, até apesar da classificação ser positiva, não nos esqueçamos que a diferença pontual é pequena num grande número de lugares, pelo que não podemos afrouxar.

Parabéns também ao melhor marcador português do campeonato. Se é verdade que critico alguns aspectos técnicos que tem menos bons, a verdade é que lhe temos TODOS de agradecer o grande número de golos, a confiança  que dá à equipa ter um jogador que está nessa forma, e os pontos conquistados. Também parabéns ao super-Marinho, que não me canso de elogiar.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Académica - Beira Mar: Convocados


Pedimos desculpa, mas hoje, dado o avançar da hora, ficamo-nos pela lista. Breve nota para o regresso de Hélder Cabral, grande novidade 3 meses depois.


Guarda-redes: Ricardo e Peiser;
Defesas: Rodrigo Galo, João Dias, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira, João Real e Hélder Cabral;
Médios: Keita, Bruno China, Marcos Paulo, Makelele, John Ogu e Cleyton;
Avançados: Marinho, Edinho, Carlos Saleiro e Amessan;

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nova esperança


Ricardo está uma vez mais pré-convocado para a selecção! Será desta?

Boa sorte Ricardo, e mais uma vez parabéns! Será que o melhor marcador português (a par) também vai merecer?

Só não vai quem não quiser!


Apenas a disputar o campeonato e com perspectivas de dar novo salto, a Briosa chama Coimbra ao estádio. Esperemos que a cidade diga "presente"!


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Segunda vitória em casa consecutiva!


Depois de uma cambalhota no marcador, a Briosa conseguiu vencer o segundo jogo consecutivo em casa para a Liga. Um feito que já não acontecia desde o início da época passada! Num jogo que começou sem grande pendor ofensivo, sem oportunidades muito claras de golo, o Nacional passou para a frente por intermédio de Rondon. A Académica, como tantas vezes acontece, parece acordar e jogar melhor quando está em situações de desvantagem, e foi o que aconteceu. Foi subindo, procurando espaços, até que no final da primeira parte tem uma situação clamorosa para marcar... travada por João Aurélio. Só que o "feito" valeu-lhe o cartão vermelho e um penalti para a Académica. Mesmo em cima do intervalo e com o adversário a ser reduzido, pedir melhor era impossível.

A tarefa ficou a cargo do bebé proveta, Saleiro tinha sido surpresa no onze e foi chamado à marca dos onze metros. Só que o avançado bateu mal, de frente para a bola acabou por a enviar também em frente, sem a confiança nem a determinação necessárias. A Briosa perdia uma ocasião de ouro.

Mas o segundo tempo trouxe uma história diferente. Logo a abrir, Makelele marca... de cabeça! O "baixinho" cabeceou muito bem e empatou a partida, marcando o seu segundo (se não estou em erro) golo de preto. Muito merecido pela exibição, e pela forma em que está!



O jogo continuou e a Académica ia tentando chegar à baliza, mas a vantagem numérica não se fazia sentir no meio campo do Nacional, com os 10 jogadores atrás da linha da bola. Apesar de algumas jogadas em que aos de preto conseguiam ultrapassar a muralha, regra geral através de cruzamentos de Galo (que, a certa altura, rebentou, devido às constantes arrancadas). E quando caminhávamos para o final da partida, aquela altura que costuma ser madrasta à Briosa, eis que Edinho, que entrou entratanto, se sai com uma obra de arte e dá 2 pontos adicionais aos de Coimbra, que permitem subir ao 10º lugar! Se é verdade que a diferença pontual é pouca, não deixa de ser muito mais positivo estar em 10º do que a rondar ou até debaixo da linha de água.

Até ao fim do jogo a Briosa foi gerindo e viu o Nacional ser reduzido a 9, a partir desse momento os insulares pouco conseguiram fazer, tal como tinha acontecido durante a segunda parte.

Muito bom registo este, é necessário complementá-lo com uma vitória na 6ª frente ao Beira Mar. Se o fizermos podemos começar a pensar num campeonato mais tranquilo, a mantermos o registo, pois a escalada para 7º lugar traria outra tranquilidade ao plantel. Sim, que isto de jogar a fugir aos lugares de despromoção, não dá com nada

sábado, 19 de janeiro de 2013

Debate na AAC


O dia de hoje foi de extrema importância para a vida da AAC. Visto que o debate foi fechado à comunicação social, não vou aqui revelar o que foi debatido e quem tinha que ideias. Vou limitar-me a dar os parabéns ao Dr. Fernando Oliveira, Presidente da Assembleia Geral, e todos os participantes, tanto aos que faziam parte dos painéis como aos que intervieram por livre e espontânea vontade, e até aqueles que se limitaram a ouvir e ganhar conhecimento. Eu, pessoalmente, saí de lá um pouco mais esclarecido. Ainda sem uma opinião definitiva, é verdade, mas acho que foi muito enriquecedor.

Parabéns Académica!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sem alongar...


Sem alongar muito, estou desolado com o que aconteceu. Muito triste com a eliminação, com o resultado, com a passividade no início do jogo que nos custou a eliminatória. Não há palavras.

No meio, uma nota muito positiva para os adeptos da Briosa, em particular aqueles que estavam no sector da Mancha Negra. Incrível atitude de apoiar a equipa até ao fim e para lá do apito do árbitro. Tal não passou despercebido aos jogadores, que foram agradecer à claque, inclusive com as camisolas de Edinho e Marinho.

Nos bons e nos maus momentos, somos Académica!

Académica - Benfica: Convocados


Pedro Emanuel divulgou à pouco tempo a lista de convocados para o jogo da Taça de Portugal. A Briosa treinou esta manhã, dia de jogo, o que é pouco habitual. Dá a entender que o mister quer preparar o jogo ao detalhe, esperemos que o resultado de tanto cuidado seja o mais desejado por todos nós. Mas vamos então aos convocados:


Guarda-redes: Peiser e Ricardo;

Defesas: João Dias, Junior Lopes, João Real e Rodrigo Galo;

Médios: Flávio, Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton, e Marcos Paulo;

Avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Edinho, Saleiro, Amessan e Salim Cissé;

Como notas rápidas, podemos ver que Ogu acaba por não ser convocado, provavelmente por continuar sem estar em condições. Também Hélder Cabral tarda em trabalhar com o plantel sem limitações e voltar aos jogos.

Por outro lado, Amessan entra direitinho na convocatória vindo do Arouca. A fazer fé no que tem acontecido nos últimos jogos, a baliza será entregue a Peiser, com Dias adaptado à esquerda, Real e Flávio no centro e Galo a completar a defesa. Depois então começam as dúvidas. Makelele deve jogar, sendo que eu neste jogo gostava que começássemos com Keita e China, sendo o último passível de troca com Cleyton, troca essa que eu preferia ver no desenrolar do encontro.

Na frente há também indecisões, mas, pelo momento de forma, eu apostava em Marinho, Cissé e Edinho, pois Wilson Eduardo já esteve melhor e parece fisicamente desgastado para entrar de início. Seria uma óptima opção também no desenrolar da partida.

Mas temos de esperar para ver as escolhas de Pedro Emanuel. E temos obrigação de estar todos naquele estádio a gritar pela nossa Académica, a ajudá-la a voltar ao Jamor!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Saudamos o regresso...

De Amessan. O jogador tem muitos jogos nas pernas e, depreendo, ritmo competitivo esta época. Confesso que não o vi jogar no Arouca, mas era de esperar que fosse colmatada a saída no N'Gal, para precaver imprevistos. espero que esteja em forma e que seja uma mais valia, porque caso contrário seria preferível continuar a jogar e a evoluir.

De qualquer modo, vamos esperar pelo melhor, por boas exibições deste jovem jogador!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Paços - Académica: Convocados

Foi, finalmente, divulgada a lista de convocados para a deslocação à capital do móvel. Vejamos os convocados:


Guarda-redes: Peiser e Ricardo;
Defesas: João Dias, Junior Lopes, João Real e Rodrigo Galo;
Médios: Flávio, Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton e Marcos Paulo;
Avançados: Marinho, Magique, Wilson Eduardo, Edinho, Saleiro, Afonso e Salim Cissé;

Como temíamos, Hélder Cabral não está em condições de regressar. Por outro lado, Flávio foi convocado e é opção, podendo actuar com João Real. Com estes prevejo Galo e João Dias, sendo que Brunp China pode baralhar as contas da defesa academista.


Edit: Já há equipa oficial:

Ricardo; Galo, Real, Flávio e João Dias; Marcos Paulo, China e Makelele; Cissé, Edinho e Wilson Eduardo;

São estes os homens que entram de início daquela que, espero, seja outra vitória da nossa Briosa! Força Rapazes!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Golpe de última hora


Ao que parece, não é desta que Hélder Cabral regressa aos relvados. O lateral não participou no último treino antes do jogo com o Paços de Ferreira, o que, a implicar a sua ausência nesse mesmo jogo, podemos estar numa situação muito complicada, em que não teremos lateral de raiz. As esperanças que os adeptos tinham em ter a equipa reforçada numa zona que tem estado fragilizada podem ser assim adiadas.

Também de fora estará Flávio, depois de sair queixoso da Luz. O sentido inverso fazem Cleyton e Ogu, o primeiro tinha saído tocado do último jogo, mas parece recuperado. Já o nigeriano talvez não esteja a 100% para amanhã, mas fez corrida no relvado e poderá ter o seu regresso para breve.

Aguardemos pela lista de convocados para desfazer as dúvidas.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bilhetes para a Taça


São já conhecidos os preços dos bilhetes para o jogo da Taça de Portugal:


Sócios Académica (Bancada Nascente e Poente Inferiores) 8 €
Público (Bancada Sul Inferior - Sectores 10A a 13A) 8 €
Público (Bancada Sul Inferior - Sectores 7A a 9A) 15 €
Público (Bancada Poente e Nascente Inferiores) 22 €



Se é verdade o que foi dito nos nossos comentários, de a Académica não ter grande palavra a dizer dado ser a Federação a decidir os preços, pouco há a comentar sobre o assunto. Mas desagrada-me imenso haver o mesmo preço para sócios e público, ainda que para bancadas diferentes.

Seja como for, mantém-se o nosso repto: aos que foram ao Jamor, aos que festejaram nessa noite e aos que gostavam de repetir, ajudem a Académica a proporcionar-vos tudo isso! Apoiem a Briosa como se fosse a última vez no dia 17!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Comunicado da AAC-OAF

Partilhamos o comunicado que nossa direcção emitiu esta madrugada, no seguimento do jogo na Luz. Depois da imparcialidade que os comentadores da TVI nem se deram ao trabalho de esconder, a estação foi longe demais na sua atitude ao ignorar por completo a flash-interview do nosso treinador, Pedro Emanuel. E são estas as transmissões do futebol português. Termino com a mesma pergunta que fez a nossa direcção, "É este o futebol que queremos em Portugal?"

O comunicado:


No seguimento dos acontecimentos registados no final do jogo entre a Académica e o SL Benfica, disputado esta quarta-feira no Estádio da Luz, vem a Direcção da AAC/OAF manifestar o profundo desagrado pelo seguinte:

Tal como habitual (e obrigatório), o treinador da Académica, Pedro Emanuel, deslocou-se, no final da partida, à zona de entrevistas rápidas da TVI, estação responsável (?) pela transmissão do jogo. Seguindo a ordem estipulada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que dá prioridade à equipa vencedora no alinhamento das entrevistas, o nosso treinador faria a análise da partida após o treinador do SL Benfica, tal como veio a acontecer.



No momento em que Pedro Emanuel se apresentou no flash-interview, a TVI decidiu cortar a emissão, mostrando uma total falta de respeito por uma Instituição que tem 125 anos de existência. Terá entendido a referida estação que o trabalho já estaria concluído quando ouviu os intervenientes do SL Benfica, revelando uma falta de profissionalismo verdadeiramente assinalável. Aliás, essa falta de profissionalismo esteve bem patente nos comentários proferidos durante o jogo, onde existiu uma vontade inequívoca em desvalorizar tudo o que a Académica realizou em campo.

A Direcção da AAC/OAF repudia e lamenta o sucedido, exigindo da parte da TVI um retratamento público perante tamanha falta de respeito.

Será este mais um exemplo que deve servir de reflexão para todos os agentes do futebol, sobretudo a comunicação social, que continua a lutar árdua e diariamente para a promoção e divulgação das equipas mais fortes financeiramente. As outras continuam no esquecimento... É este o futebol que queremos em Portugal?

Benfica - Académica


Já começou o jogo em Lisboa! A Académica apresenta-se com:

Peiser;
Rodrigo Galo, Joao Real, Flávio e Reiner Ferreira;
Keita, Makelele, Cleyton e Marcos Paulo;
Cissé e Saleiro


Má notícia aos 28 minutos, com a saída de Marcos Paulo que se ressentiu da lesão, para a entada de Wilson Eduardo

O jogo não nos corre de feição, com o Benfica a ser mais ofensivo até agora, com Lima a estar envolvido numa situação perigosa.

Cleyton sofre uma entrada bárbara de Roderick e está a ser assistido fora de campo, esperemos que o impacto tenha sido mais visual do que físico.

Golo do Benfica. Flávio a tentar cortar a bola vai contra o poste e está a ser assistido, parece que vai ser substituído, esperemos que não seja grave. Dúvidas quanto à legalidade da posição de Lima, que parece estar em fora de jogo.

Os dois jogadores já estão em campo. Do mal o menos.


GOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOO!!! MAKELELE CORRE MEIO CAMPO E METE A BOLA NA BALIZA DO BENFICA!!

GOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLOOOOOOOOO DA BRIOSA!!! Saleiro vira o jogo, 2-1 aos 50 minutos!

Golo da equipa da casa, 2-2

Golo da equipa da casa, 3-2.

Escandalosa expulsão de Reiner.

Acabou, o Benfica passa à meia final da sua Taça...

Benfica - Académica: Convocados


Foi divulgada a lista com os nomes dos atletas que vão lutar pela passagem às meias finais da Taça da Liga. Goste-se ou não da competição, decerto os jogadores da Académica darão tudo pela camisola e tentarão alcançar a quarta consecutiva, segunda na prova em questão.

Vejamos a lista:

Guarda-redes: Peiser, Ricardo e Fábio Santos;
Defesas: João Dias, João Real, Rodrigo Galo e Reiner Ferreira;
Médios: Flávio, Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton e Marcos Paulo;
Avançados: Marinho, Magique, Wilson Eduardo, Edinho, Saleiro e Salim Cissé;



Nota para o regresso de Marinho aos atacantes convocados, ficando ainda Hélder Cabral de fora. Com o regresso do extremo fica também por saber se a dupla Edinho-Cissé voltará a jogar, ou se só um deles fica em campo com as alas preenchidas por Wilson e Marinho.

Saber-se-à tudo esta noite, bem como quem dará mais um passo rumo a... Coimbra.

Vamos continuar a ganhar e começar uma onda de vitórias, Força Briosa!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Taça de Portugal


Está já decidido o dia em que a Académica recebe o Benfica em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. O jogo disputa-se, como se sabia, em Coimbra, no dia 17 de Janeiro, pelas 20:45. Não faltes à chamada e não deixes de apoiar a nossa Briosa, não baixamos os braços seja contra que adversário for!

Por um estádio pintado de negro, força Briosa!

sábado, 5 de janeiro de 2013

Importantíssima vitória!


Depois de ter passado 2012 com uma vitória em casa frente ao Setúbal, o primeiro jogo de 2013 foi com uma vitória em casa... com o Setúbal. 4-2 num jogo que foi uma montanha russa de emoções para os adeptos da Briosa.

A Académica começou o jogo com Galo, Flávio, Real e Reiner à frente de Ricardo, um meio campo com Marcos Paulo, China e Makelele e o ataque composto por Cissé, Wilson Eduardo e Edinho.

O início de jogo correu muito bem para a nossa equipa com um golo na primeira oportunidade, Cissé respondeu muito bem ao cruzamento de Galo num livre e inaugurou o marcador. Esboçavam-se os primeiros sorrisos em Coimbra, mas pedia-se mais.

E mais foi o que os adeptos receberam: mais Académica e mais Edinho. O ponta de lança marcou por duas vezes, aos 16 a responder a canto de Galo e aos 29, com um bom cruzamento de Wilson Eduardo a assistir. Os adeptos agitavam-se nas bancadas, que saudades de estar nesta posição confortável, a ganhar por 3 bolas. Os passes saíam bem, as triangulações, as desmarcações. Podia até ter chegado ao 4º golo no momento em que o carrossel da Briosa esteve mais afinado. A aproximação para o intervalo e o início do 2º tempo tiveram menos fulgor, com o jogo mais partido e até algum ascendente dos sadinos, que puseram Ricardo à prova mesmo antes do fim do primeiro tempo.



Com a Académica menos aguerrida e depois de várias substituições, o Setúbal marcou o seu primeiro golo por Cristiano e cresceu, a Briosa amedontrou e sofreu mesmo o segundo se penalty aos 76 minutos. Grande descontentamento nas bancadas, mas foi também o "acordar" dos adeptos e da Mancha Negra, que parecia ter acalmado durante certo período. Ser da Briosa é mesmo isto, até as grandes vitórias têm sempre um bocadinho de sofrimento. Mas os adeptos não baixaram os braços e, embalada por eles e com pouca vontade de perder 3 pontos e 3 golos de vantagem, a Académica conseguiu sentenciar o jogo, através do 3º golo do incontornável Edinho. Nota de destaque para o avançado, que está em muito boa forma e soma golos nas últimas partidas.

Também muito bem esteve Makelele, não me canso de elogiar o pulmão e a capacidade de estar em todo o lado, corre o jogo todo e ganha imensas bolas importantes a meio campo.

No final, o suspirar de alívio e a alegria eram bem presentes nas bancadas, com a Briosa a saltar para a 9ª posição com 13 pontos, uma posição bem mais confortável. E agora venham as disputas das meias finais das Taças, cá estaremos para nos batermos e voltarmos ao caminho da glória!

PARABÉNS BRIOSA, OBRIGADO!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Académica - Vistória de Setúbal: Convocados


Foi já divulgada a lista de convocados para a recepção ao Setúbal:


Guarda-redes: Peiser e Ricardo;

Defesas: Junior Lopes, João Real, Rodrigo Galo e Reiner Ferreira;

Médios: Flávio, Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton e Marcos Paulo;

Avançados: Magique, Wilson Eduardo, Edinho, Saleiro, Afonso e Salim Cissé;



Como se temia, Ogu, João Dias e Marinho ficam mesmo de fora, e Hélder Cabral não está ainda em condições de integrar os convocados. Seja como for, é preferível que assim seja e que as lesões sejam bem recuperadas do que depois termos os jogadores a ressentirem-se.

Temos soluções de sobre no meio campo e no ataque, sendo a defesa mais fácil de prever. Vamos ver como é que PE monta a equipa, mas sempre com a certeza de que o objectivo será lutar pelos 3 pontos!

"Golos", "trabalhar" e "eficácia" = Vitórias!


“Estamos focados no que temos a fazer para vencer o Vit. Setúbal. Vamos procurar até à exaustão os três pontos. O Setúbal vem aqui com o intuito de não perder e temos de ter a atenção necessária para colocar em campo o nosso futebol. Queremos materializar em golos as oportunidades que criamos. Estamos a trabalhar a eficácia e queremos inverter este momento com confiança, baseando-nos no trabalho diário que fazemos.”

"“Temos de fazer melhor no campeonato, sabendo que vai ser uma prova muito competitiva. Queremos rectificar a nossa posição e só com vitórias e pontos é que conseguimos isso. Não estamos ansiosos mas sim focados no trabalho que temos de fazer."



Palavras do mister antes do jogo com o Vitória de Setúbal. Eficácia é a palavra chave, é o que tem faltado em muitos momentos importantes da época, mas podemos melhorar. Edinho está em boa forma, tem marcado golos e decerto ganhará confiança. O jogador que tantas vezes já foi criticado merece todo o apoio quando se esforça, e ainda mais quando materializa o esforço em boas exibições e golos! A equipa tem estado bem, tem dado a volta a resultados e situações muito desfavoráveis, mas precisa de mais. Precisa de jogar 90 minutos como joga nos últimos 10 ou 20 quando está a perder. Não podemos ficar à espera do prejuízo para correr atrás dele! Se nunca mostrássemos capacidade, era diferente, mas o que é certo é que mostramos, temos de prolongar esses momentos em que sufocamos qualquer adversário para o resto do jogo!

Temos plantel para isso, temos qualidade! Força rapazes!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pedimos coragem à AAC, e apoio a Coimbra!


Ontem ficou a saber-se quem defronta a Académica na Taça de Portugal. Já escrevi sobre esse assunto e não me vou alongar sobre o mesmo. Mas houve uma declaração que me escapou e da qual apenas tive conhecimento hoje. O energúmeno que lidera o balneário encarnado teve o descaramento de dizer que espera "que nesse jogo o estádio esteja todo vermelho porque é determinante para passar às meias-finais".

Em tempo de estudantes de Coimbra a sério em que sentiam o verdadeiro amor à Briosa, uma frase destas não passava impune, e teríamos um estádio cheio de capas e batinas. E é por ele que temos de lutar, temos de chamar os estudantes, temos de chamar as pessoas que foram a Madrid, a Santa Maria da Feira, ao Jamor, à Praça da República. Temos mais de 10 dias para fazer uma campanha forte na qual mostremos ao país que frases destas não são bem recebidas em Coimbra. Claro que todos os verdadeiros adeptos têm isto em mente, mas como o fazer?

É precisa muita coragem por parte da direcção da Académica no que toca ao preço dos bilhetes. Não sugiro, que é fraco, imploro à direcção que faça uma distinção extrema no preço dos bilhetes de sócios da AAC-OAF, sócios Mancha Negra e estudantes de capa e batina, COM a ressalva de que qualquer adereço referente ao Benfica tem como consequência a não aceitação do bilhete e respectiva entrada. E é precisa muita coragem porquê? Para o adepto "normal" isto parece fácil, na nossa casa mandamos nós. Eu compreendo que haja relações institucionais, e não gostava que entrássemos em guerras de clubes com cada equipa que tem um gajo disparatado (como este treinador) a fazer declaraçõs até chegarmos a um ponto em que os adeptos visitantes são tratados como lixo a evitar em qualquer estádio.

Mas se não pudermos fazer isto a levar os bilhetes dos sectores visitantes e dos não sócios para os 65€, o que me agradaria, que os levemos pelo menos para cima dos 35 e que privilegiemos os sócios, especialmente os da claque e os cativos. Isto é, que estimulemos a procura de quem interessa ter no estádio e que criemos condições a que estes vão.

Temos de nos mexer todos. Apelo a todos os blogues, a todas as páginas de Facebook, a todos os sócios que NÃO querem ver uma vez mais o ECC vestido de outra cor, que divulguem esta ideia, que vão ao estádio e que tentem levar o maior número de pessoas amigas. Lembrem-se que se vai haver ano em que a magia da Taça ainda pode ser aproveitada em campanhas destas será este, na ressaca da vitória.

Por mais uma caminhada para o Jamor, pelo calhabé de PRETO! Força Briosa!


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A sorte sorriu na Taça


Confesso que uma parte de mim gostava que o Aves passasse. Mas também considero que essa era a parte mais pequena, porque no fundo sabia que, se queremos voltar ao Jamor, temos de estar preparados para enfrentar QUALQUER equipa! Não podemos andar a fugir de estarolas se queremos ter a glória de vencer uma Taça!

No ano passado andei sempre a dizer que preferia ir ao Jamor com o Sporting do que com o Nacional. E explico as razões:

-Se ganhássemos ao Nacional ia ser uma "daquelas" finais em que ninguém tem mérito, que só foi ganha porque foi contra uma equipa fraca e esquecia-se tudo que tínhamos dado 3 ao Porto antes;
-Tal como disse agora, quem quer ganhar FINAIS não pode andar a fugir da equipa A ou B;
-Temos capacidade para ganhar a qualquer equipa, e já provámos que, por vezes, jogamos melhor contra as equipas teoricamente mais fortes do que com as que têm orçamentos menores.

Temos de acreditar que quem vier fica pelo caminho e que vamos ao Jamor, vamos ganhar a qualquer estarola que nos apareca à frente!

E que repitamos a gracinha!

Académica - Setúbal: preço dos bilhetes


Já foram divulgados os preços para a recepção aos homens de Setúbal, jogo no qual a Académica precisa da tua ajuda para conseguir os 3 pontos. Com bilhetes a começar nos 5 euros, conheces algum sítio melhor para gastar algum do dinheiro recebido na quadra natalícia? Eu também não!

Em baixo, a tabela de preços:


Sócios com bilhete de época (pack 10 jogos incluído) Entrada gratuita
Sócios sem bilhete de época                                        5 €
Público - Norte                                                                 10€
Público - Bancadas Centrais Superiores                         25 €
Público - Bancadas Centrais Inferiores                         20 €
Infantil (até aos 10 anos)                                                 5 €


Vem apoiar a Briosa! Sempre juntos, sempre presentes!

Mexidas de Janeiro em Coimbra...só no departamento médico


A viragem de ano trouxe novidades aos treinos da Académica, mas até ver estas só estão relacionadas com o boletim clínico. De saudar é o regresso de Hélder Cabral aos treinos com bola, apesar de estar ainda sob vigilância, depois de uma paragem bem mais prolongada do que se esperava. Uma boa notícia para um sector que foi muito frágil durante a ausência do habitual titular.

Menos positivas são as ausências de João Dias, Ogu e Marinho, todos a contas com problemas físicos e que estiveram afastados dos relvados.

Também fora das contas estarão Nivaldo e Halliche, que vão representar as suas selecções na CAN.

Muitos nomes de fora, mas à partida sem ser por muito tempo. Esperemos que voltem a tempo dos primeiros jogos do ano, nos quais a Briosa precisa do resultado que merece, a vitória!