domingo, 30 de dezembro de 2012

Académica - Olhanense


Na despedida de 2012, a Briosa joga com o Olhanense para a 2ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

A Briosa apresenta-se com:

Peiser; Flávio Ferreira, João Real, Halliche e Reiner Ferreira; Bruno China, Marcos Paulo e Ogu;, Wilson Eduardo Salim Cissé e Saleiro.

Ao intervalo o jogo está 0-0, com Ogu a ter dado lugar a Makelele por lesão, numa primeira parte com a Briosa a aparecer em melhor plano, mas com Saleiro a não concretizar duas oportundiades em que já podia ter abanado as redes.

Sai Marcos Paulo e entra Rodrigo Galo

Halliche expulso por acumulação de amarelos...

Sai Saleiro e entra par o seu lugar Keita

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Caminhos diferentes


A Briosa rescindiu com o jogador camaronês Serge N'Gal, decisão que foi conhecida ontem através do seu site oficial. O jogador actuou apenas em 4 partidas, não tendo nunca sido uma das apostas de Pedro Emanuel.

Apesar de ter jogado pouco, confesso que me deixou bem impressionado com o que vi. Parecia um jogador móvel, com vontade de ir para cima dos adversários, mas também é verdade que os minutos foram poucos e que, objetivamente, também o foram os resultados. Se o jogador não rendia mais e não era aposta, é de acreditar que algo de errado se passava, pois não me parece que o mister simplesmente não quisesse ter um bom jogador em campo.

Para o que contribuiu dentro das 4 linhas, parece-me a decisão mais lógica. Poupa-se nos ordenados e é menos um jogador com a desmotivação de banco ou, pior, de bancada.

Vamos ver se ficamos por aqui.m impressionado com o que vi. Parecia um jogado

domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas


Aproveitando a imagem oficial que a Briosa usou, desejamos a todos os nossos leitores os votos de Boas Festas, e que a Briosa tenha um 2013 cheio de vitórias!

Cumprimentos e felicidades a todos!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Depois de dar 2 de avanço, perdemos o avanço de 2


Perdemos hoje uma oportunidade de conseguir uma vitória, aquele resultado tão saboroso que foge à tanto tempo à Briosa. Num estádio despido (diga-se que um jogo a dia de semana, a meio da tarde, dificilmente tem melhores resultados), a Briosa entrou mais forte e chegou ao intervalo em vantagem, fruto de um golo de Halliche. O central dominou a bola com o peito e rematou para o fundo das redes, dando a vantagem aos estudantes.

A Académica continuou mais forte apesar da subida de rendimento dos homens da casa, que não incomodaram nos primeiros 45 minutos, subida essa que não impediu o segundo golo da Briosa. Cissé fugiu bem ao adverário e cruzou para Wilson Eduardo fazer o 2-0. Tudo parecia correr bem para os homens de negro, até que o terreno inclinou... Bruno Paixão mostra o segundo amarelo a Nivaldo sem que se perceba bem porquê, deixando a Académica com 10 jogadores e depois de ter esgotado as substituições. Com uma defesa remendada, o Moreirense foi crescendo e, por intermédio de Ghilas, fez 2 golos depois dos 85'.

A frustração é grande demais, a Briosa merecia entrar na fase de grupos a ganhar, fez por isso. Quanto ao treinador, não gostei de que tivesse "ignorado" a questão da arbitragem. Acho muito digna a postura de não falar dos árbitros, mas temos de deixar de ser anjinhos. Sou completamente contra os dirigentes, treinadores e jogadores que não passam um jogo sem queixas, que culpam terceiros pelos maus desempenhos, que criticam até antes dos jogos. Mas temos de saber quando é que é preciso levantar e bater com o punho na mesa, porque a verdade é que está longe de ser a primeira vez que somos prejudicados, e não estamos a ter uma época com margem para perdas de pontos e jogos nestas situações.

É bom que os jogadores aproveitem estes dias de descanso porque dia 30 há jogo e a vitória deve ser o único resultado a procurar!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Já temos adversário(s)


Como decerto já saberão, hoje deu-se o sorteio da Taça de Portugal. A Académica jogará contra o vencedor do jogo entre o Desp. Aves e o Benfica. A grande maioria das pessoas conta já com a recepção aos homens de Lisboa, mas a verdade é que isso está ainda por ver. A Taça é mesmo assim e tudo pode acontecer nesse jogo.



Houve ainda muitas opiniões a dizer que tivemos azar e que não queriam o Benfica: meus amigos, temos de ter ambição, se queremos ir outra vez ao Jamor temos de estar preparados para enfrentar QUALQUER equipa! No ano passado o Porto não caiu com 3-0? Não ganhámos ao Supercampeão Europeu? Temos de  ter coragem! Não significa que ganhemos sempre estes jogos, mas temos de estar preparados para os jogar, temos de ter uma Académica mais unida e mais confiante, com mais sede de vitória!

Venha quem vier, jogamos para ganhar. Jogamos para voltar a marcar presença onde devíamos estar todos os anos: No Jamor!

domingo, 16 de dezembro de 2012

Correr atrás do prejuízo


Podia ter sido bem pior, mas a verdade é que tivemos atitude para dar a volta a um jogo no qual demos 2 golos de avanço. Ficou muito mal na foto Nivaldo, muita displicência no segundo golo e numa jogada antes (ver no resumo), que acabou por se tentar redimir ao participar no golo de Edinho. E que golo! Está com o pé quente Edinho, o jogador tão criticado e mal amado noutras alturas, está a atravessar um momento em que merece muitos elogios, e nós sabemos bem o quanto a Académica precisa dele assim!

Na segunda parte houve uma Briosa mais ofensiva, mas com menos acerto do que desejaríamos. Se já tivemos muitos jogos em que nos queixamos dos últimos minutos, é bom que nos lembremos no futuro que o golo de Cissé ao cair do pano valeu bem mais que isso. Valeu não termos caído para último classificado, valeu não perder com um adversário directo, valeu (mais) uma boa recuperação para o ânimo e valeu mostrar que o esforço compensa mesmo quando o jogo parece perdido muito cedo.

Podia ter sido melhor, mas a verdade é que empatámos fora contra uma equipa que, como nós, está a lutar pela manutenção. Temos de ser mais ambiciosos que isso, e os próximos jogos, como disse, serão a altura disso mesmo.

Vamos dar a volta Briosa!!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Vencer ou ganhar



São estas as alternativas da Briosa para o jogo em Moreira de Cónegos. A deslocação ao lanterna vermelha é dos jogos mais importantes do ano, pela razão de que pode ser um ponto de viragem no mau período que atravessamos no campeonato, ou, por outro lado, passarmos a carregar o fardo das outras 15 equipas em cima.

Para os convocados, há uma novidade à muito esperada, mas vamos ver primeiro a lista:

Guarda-redes: 1- Peiser; 12- Ricardo;
Defesas: 5- Halliche; 13- João Real; 26- Nivaldo; 35- Reiner Ferreira;
Médios: 4- Flávio; 6- Keita; 8- Makelele; 20- Cleyton; 21- Marcos Paulo; 30- John Ogu;
Avançados: 10- Magique; 28- Wilson Eduardo; 36- Edinho; 39- Saleiro; 77- Afonso; 92- Salim Cissé;

O jogo marca a primeira aparição de Marcos Paulo, o jogador que veio da União de Leiria e que tem estado a recuperar de uma operação. Pode não ser a primeira vez que pisa o relvado, pois é bom que tal aconteça apenas com o jogador a 120%, de modo a evitar recaídas, mas será certamente positivo para ele viajar com a equipa e sentir o cheiro da relva.



Quanto ao encontro, a Académica tem, como implícito no título, extrema urgência em trazer os 3 pontos. Tal como escrevi à dias, as próximas jornadas são autênticas provas de fogo a que teremos de passar, de maneira a credibilizar a equipa, o staff, a qualidade do trabalho, mas, acima de tudo, a subir na tabela. Temos de pontuar, ganhar confiança e dar um salto para bem longe destes dois lugares perigosos. Acredito que temos qualidade para isso. E se é verdade que ainda temos a fase de grupos da Taça da Liga, também é verdade essas deslocações serão bem menos agrestes que as europeias, e esse factor já não pode influenciar o nosso rendimento.

100% de orientação para o campeonato é o que se pede até fugirmos ao actual posto! Temos qualidade para isso e temos de o mostrar já com o Moreirense! Força rapazes!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Prémio individual, parabéns Flávio!


O nosso capitão, o jovem Flávio Ferreirao, recebeu ontem o prémio de Melhor Jogador Jovem dos meses de Outubro e Novembro pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol. Apesar dos resultados não terem sido os mais favoráveis, o seu desempenho tem sido muito positivo, o que não passou ao lado de quem está atento a TODO o futebol português e não se fica por 3 clubes. Tanto é que se fala no interesse de vários clubes estrangeiros, o que espero que não se concretize em mais do que isso mesmo, interesse, pelo menos até ao final da temporada. Os mais sinceros parabéns ao Flávio, e que seja mais um motivo de orgulho e de impulso à equipa para encontrar o rumo da vitória já no Domingo!



Fiquemos com as palavras dele:

"É sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido. É um prazer receber este prémio e quero agradecer aos meus colegas de equipa. Sem eles o prémio não faria sentido. O meu objectivo é trabalhar na Académica para chegar à Selecção. Não foi possível, fico triste mas não estou magoado com as pessoas que trabalham na Selecção. Vou trabalhar agora para chegar à equipa principal."

"Só nos importa o futuro e o futuro é o Moreirense. Queremos ganhar. Todos os dias vamos trabalhar mais para evoluir e os resultados vão aparecer."

 Força Briosa!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"O nosso campeonato começa agora"




As palavras de Pedro Emanuel são ditas tarde, à 11ª jornada. O calendário dos últimos meses tem sido pouco favorável, as lesões não ajudam e a Académica fez jogos demais para aquilo que está preparada. À 11ª jornada soa o alarme psicológico de estar abaixo da linha de água. É imperial agora que acabaram as viagens e os constantes jogos europeus que a Briosa some pontos no campeonato.

Se é verdade que estamos abaixo da linha de água, também é verdade que numa jornada podemos ir para o 9º lugar. Tenho defendido o treinador com as seguintes razões: aceito que as lesões tenham sido uma enorme e inesperada condicionante, e que face ao elevado número de jogos é natural que os resultados não fossem os mais positivos. Mas, como ele próprio disse, a partir de agora começa o nosso campeonato: aquele em que não há Europa, aquele em que o calendário, no futuro próximo, é mais acessível, aquele em que somos OBRIGADOS a pontuar. Se não fui muito "resultadista" até agora, com adversários como os que temos pela frente serei certamente.

Vamos a Moreira de Cónegos e podemos distanciar-nos do Moreirense por 5 pontos... ou ser ultrapassados. A última está fora de questão. Recebemos o Setúbal, que tem apenas mais dois pontos que nós e que podemos ultrapassar nestas duas jornadas, com resultados positivos, (até porque recebe o Porto na próxima jornada). Depois vamos ao Paços, uma deslocação sempre difícil, mas onde temos de ir já com outra tranquilidade de posição na tabela decorrente dos jogos anteriores, e com a moral em alta. E é importante que, se é verdade que é um jogo complicado, também é verdade que podemos lá chegar a morder-lhes os calcanhares, pois durante estas duas jornadas em que podemos fazer 6 pontos, eles jogam com Guimarães e Sporting.

Resumindo, temos jornadas decisivas pela frente. Tenho sido um defensor do Pedro Emanuel devido às contrariedades, mas há alturas na época em que o treinador tem de saber dar a volta. Acredito que ele tenha noção de que esta é a altura ideal, até por dizer que o nosso campeonato começa agora. Acredito ainda que muito dele se defina nestas 3,4, 5 jornadas que temos pela frente. E é altura da Briosa dar essa volta e subir ao lugar que merece. Veremos se tem força para isso.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Boas notícias


 Marcos Paulo já se começou a treinar. O jogador tem estado parado desde o início da época devido a uma operação ao quinto metatarso do pé esquerdo, mas parece estar próximo do regresso aos relvados. Nota ainda para o regresso ao trabalho de Halliche e Júnior Lopes, o que faz com que estejam ao cuidado do departamento médico Rodrigo Galo, Hélder Cabral e N'Gal. Arrisco-me a dizer que é um record este ano.



Também positiva é a loja temporária da Académica no Fórum Coimbra, que abrirá amanhã pelas 10 horas. Uma novidade que, em tempos de Natal, permitirá aos adeptos da Académica comprar produtos oficiais a preços mais baixos. Esperemos que os adeptos tenham a mesma opinião e aproveitem para fazer algumas das compras da quadra natalícia ali.

Briosa inovadora


A Briosa, em parceria com a Samsung e a Bluetrend, apresentou um projecto inovador no nosso país (e, confesso, não tinha conhecimento desta possibilidade por esse mundo fora) - uma aplicação de smartphone que permite a compra de bilhetes para os jogos de futebol, ou ter acesso a informação sobre o clube.



A intenção é, naturalmente, ter uma arma totalmente nova no combate ao absentismo dos adeptos. Esperemos que seja uma mais valia, aplaudindo desde já a iniciativa!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Fim da linha... até breve



Académica foi incapaz de travar os israelitas, muito por culpa da falta de eficácia. A percentagem de remates à baliza foi desoladora...

Por agora, fica um "até já" aos palcos europeus. E há que concentrar e focar energias na Liga, onde temos de subir posições.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Breves


Duas notas rápidas:

Priemeiro, a Briosa já está em Israel, e a boa disposição é tal que já há fotos da comitiva de turbante!

Depois, são já conhecidos os preços para a recepção ao Braga, com os sócios a pagarem apenas 5 euros. Um preço apelativo para ver um jogo com uma boa equipa, pelo que a Académica precisará de apoio para bater os arsenalistas. Não deixes de ir ao estádio!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mancha Negra e Integrar


"A Ultra Mancha Negra Boys, Claque da Académica, em colaboração com a Associação Integrar, encontra-se a dinamizar uma recolha de géneros alimentares (batatas, atum, salsichas, e outros enlatados) para o Serviço de Alimentação Solidária, serviço inovador no concelho de Coimbra e lançado pela Integrar a 30 de Dezembro de 2012. Esta recolha de géneros alimentares decorrerá no próximo dia 10 de Dezembro de 2012, pelas 18h15m, na Porta 6A (da Claque Mancha Negra), no decorrer do jogo Académica x SP. Braga."

(Texto retirado do Facebook da Mancha Negra)


Em temos de necessidade, mas de solidariedade, a claque da Académica tem uma bonita atitude. Um gesto que nos faz recordar de que que há quem precise do nosso apoio, e a quem não devemos virar as costas. Numa altura em que se associa as claques de futebol a tantas notícias negativas, é importante saber separar o trigo do joio, e mostrar que delas também vêm atitudes destas.

Umas vez mais, os nossos parabéns à Mancha Negra!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Hapoel - Académica: Convocados e... uma viagem atribulada


Comecemos pela lista de convocados que Pedro Emanuel chamou para o "até já" às competições europeias:


Guarda-redes: Peiser e Ricardo;
Defesas: João Dias, João Real, Nivaldo e Reiner;
Médios: Flávio, Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton e Ogu;
Avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Edinho, Afonso e Salim Cissé;

Trocado por miúdos, voltam Flávio e Makelele, saem Magique e Saleiro, não inscritos, bem como Fábio Santos e Halliche, estes por opção. O jogo é importante tanto pelo plano financeiro (podemos arrecadar mais 200 mil euros) como pela imagem que deixamos no último jogo europeu que fazemos esta época. Mas não podemos esquecer que temos outras frentes para combater, bem como o facto de, desportivamente, pouco termos a ganhar com este jogo. O ideal seria uma exibição positiva, mas sem esforços demasiados que se façam sentir no jogo seguinte nalgumas pernas...



Fora de campo, é curiosa a maneira da Briosa viajar para Telavive. A viagem começa na 2ª feira (começou hoje, portanto), com destino a... Paris, cidade onde a comitiva vai dormir e onde haverá até um treino, em local, ao que sei, a designar. Apenas para 3ª à noite está prevista a chegada a Israel, e o treino de adaptação terá lugar no dia seguinte. Esperemos que os jogadores consigam trocar também as voltas aos israelitas...

sábado, 1 de dezembro de 2012

Mais um passo rumo ao sonho!


A Académica bateu hoje o Tourizense por 3 bolas a zero. Um resultado expressivo que tenho esperança que traga uma injeção de confiança à equipa. Mais um golo de Edinho, que merece elogios. Se foi criticado por falta de atitude noutras ocasiões, hoje merece os parabéns pela entrega, pelo esforço e, para coroar, com o golo!

Mas começando pelo início, o jogo começou com o Tourizense a tentar jogar, mostrando alguma irreverência, natural de uma equipa com média de idades a rondar os 20 anos, e teve até uma boa ocasião, na qual assustou a Académica. Mas a Briosa reagiu e pôs o pé no acelerador, chegando ao primeiro golo, por Edinho, e tendo ainda a oportunidade de Afonso, que atirou à barra. Antes disso, Ogu rematou pouco por cima e um fora de jogo (duvidoso) a Cissé impediram que o placard se tivesse alterado mais cedo.



Na segunda parte o desgaste fez-se sentir para os lados da equipa de Touriz. Apesar de algumas investidas, estas tinham como consequência a defesa mais permeável. E se o segundo golo nasceu de uma bola parada, aquela a 11 metros e sem ninguém à frente, o 3º nasceu da forma mais natural, com um contra ataque com 3x1, um tipo de jogada que podia até ter dado frutos mais cedo.

O Tourizense merece os parabéns pela atitude que mostrou. Não veio para meter um autocarro à frente da baliza, jogou o jogo pelo jogo e teve até alguns jogadores a mostrarem bonitos pormenores técnicos. No entanto, a Briosa superiorizou-se e conseguiu uma vitória merecida.

E, com mais um passo, o sonho continua vivo. A Académica está já nos quartos de final e os adeptos continuam a sonhar com um (novo) regresso ao Jamor. Vamos continuar a acreditar, e vamos esforçar-nos para que a bonita festa do ano passado se repita!

FORÇA BRIOSA


Às 17 horas, todos ao estádio para apoiar a Briosa em mais um passo rumo ao Jamor! Força rapazes!