sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Académica - Tourizense: Convocados e antevisão


A Académica divulgou esta tarde os convocados para o jogo da Taça de Portugal. Comecemos por ver quem são:

Guarda-redes: Peiser, Ricardo e Fábio Santos;

Defesas: João Dias, Halliche, Real, Nivaldo e Reiner Ferreira;

Médios: Keita, Bruno China, Cleyton e Ogu;

Avançados: Marinho, Magique, Wilson Eduardo, Edinho, Saleiro, Afonso e Cissé;

Continua de fora Makelele, e sai também Flávio, que se encontra a fazer trabalho condicionado. Em sentido inverso está Halliche, que regressa após lesão, uma boa notícia para os lados do Bolão.


Relativamente ao jogo, é como disse o mister, "quem quer alimentar um sonho, tem de deixar tudo em campo". E é isso mesmo que vamos ter  de fazer. Já está visto que os jogos contra as equipas teoricamente mais fracas têm sido um problema para a Académica, e essa situação é algo a que temos de dar a volta. Um jogo com uma equipa de escalões inferiores tem de ser encarado com garra, vontade, ambição, de maneira a fazer uma exibição e ter um bom resultado que possa moralizar a equipa. Golos, jogadas bem construidas, festa no relvado e nas bancadas, é isto que queremos ver amanhã em Coimbra. O adversário terá, naturalmente, a maior vontade de bater a equipa do primeiro escalão e fazer um brilharete, pelo que é um jogo que merece todo o respeito e atenção. Por fim, ficamos com as palavras de Pedro Emanuel:



“Vamos fazer o nosso jogo desde o início, assumir as despesas do jogo e alimentar o nosso sonho e reconhecer que queremos passar a eliminatória e que somos favoritos. E quem quer alimentar um sonho, tem de deixar tudo em campo. Sinto a equipa alegre, empenhada, determinada e com espírito de solidariedade. Não cortamos as pernas aos jogadores na ambição de quererem jogar sempre mas temos feito uma gestão dentro das necessidades da equipa."

FIFA Futbol Mundial


Já não é propriamente novidade, pois o site oficial divulgou-o ontem, mas merece ser notícia por mais um dia, e o nosso destaque. A Académica foi o primeiro clube português a ser alvo de reportagem por parte do FIFA Futbol Mundial, um programa oficial que teve início em 1994 e se tem mantido até aos dias de hoje. Ainda nenhuma equipa portuguesa tinha tido a honra de figurar neste, honra essa que foi atribuída à nossa Briosa.



A projeção que esta equipa "diferente" e com um passado e uma História tão ricos está a ter não podem ser dissociada da boa campanha europeia, que abriu os olhos do Mundo para Coimbra. As bonitas reportagens que foram feitas pelos jornais espanhóis antes dos encontros evoluiram, e a exposição será agora Mundial.

Finalmente, o mundo do futebol vai-nos dar o reconhecimento que nos deve à muitos anos. Uma iniciativa a aplaudir.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Adeptos de corpo e alma



"Adeptos de primeira... Para o ano que estejam à nossa beira"

Hoje partilhamos convosco a imagem que o vice presidente da Mancha Negra, Ricardo Lopes, postou no Facebook, de uma mensagem que os Ultras da Briosa deixaram aos seus "colegas" de Matosinhos. Um momento bonito, na altura e hoje, que saudamos e aplaudimos. São atitudes destas que fazem com que continuemos a ser diferentes e que fazem com que tenha orgulho nos nossos adeptos e na nossa claque!

Parabéns Mancha Negra!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Resumo


Acabou a Assembleia Geral da AAC-OAF e vamos fazer um resumo:
O orçamento foi aprovado com 1 voto contra e 3 abstenções. Foi sabido que o passivo foi reduzido em 15%, 1,7 milhões de euros. Uma nota positiva, sem dúvida, e que mostra a continuidade da intenção de o reduzir e do esforço financeiro que tem sido feito. Temos um orçamento baixo e que nos ajuda a evitar "avarias" e "ilusões" (que a nada levam na maioria das vezes), temos um projeto que, pelo menos a nível financeiro, se tem mostrado positivo, e ao qual temos de reconhecer alguns (enormes) sucessos desportivos.

Também positivo foi o saldo final do ano, positivo em 1,138 milhões de euros, onde não entrou, por exemplo, a transferência de Henrique. Também as contas da Liga Europa ficam, naturalmente, para o próximo exercício.

Se a votação do orçamento foi pacífica, depois da mesma começou a ser levantado o problema que vai dominar os próximos meses no seio da Académica: SAD ou Sociedade Unipessoal por Quotas? Hoje as vozes dos sócios foram muito críticas à SAD, nomeadamente a de Reis Torgal, na condição de sócio, que diz que vai "com todos os que forem contra ela".

A verdade é que é precisa uma análise profunda às duas alternativas, por quem esteja por dentro da matéria em termos técnicos e jurídicos. E que seja uma decisão ponderada, reflectida e participada. 

Ainda muito se vai escrever e falar, esta é uma discussão que ainda mal começou. Mas é uma das mais importantes que a Briosa vai tomar no futuro próximo.

P.S.:Notas rápidas para a ausência do Presidente, por indisposição, e, como não poderia deixar de ser, as boas vindas e um enorme bem haja à novíssima batata "Briosa"! Para mais informações sobre a mesma, clique aqui.

Novidade

De acordo com noticia avançada n'As Beiras, será apresentada na AG desta noite uma redução do passivo em 1,7 milhões de euros. Uma boa notícia, sem dúvida, e mais uma razão para comparecer.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

domingo, 25 de novembro de 2012

Uma (re)visão, mais a frio


Passadas algumas horas do término do jogo com os homens de Barcelos, vamos então à análise do mesmo.

A equipa que veio do Norte não veio senão à procura de um pontinho, o que dificultou desde cedo o trabalho da Briosa. As constantes perdas de tempo e falta de vontade de jogar começaram ainda a meio da primeira parte, o que quebrava constantemente o ritmo de jogo. A Briosa ia controlando, tendo algumas jogadas de perigo, mas muitas delas eram cortadas... pelo fiscal de linha. Foram incontáveis os foras de jogo assinalados à turma visitada, muitos deles para lá de duvidosos. Sem nenhuma oportunidade de ouro para marcar, a chegada aos 45 minutos e o recolher ao balneário não foram senão um prémio para os gilistas.

As condições também não ajudavam. O relvado estava muito molhado, e a bola escorregava muito e ganhava velocidade. Ora o contra ataque da Académica, já sobejamente conhecido, é também alimentado por passes longos e grandes aberturas. Só que quando os nossos jogadores as tentavam a bola tendia a fugir. Foram encontradas mais alternativas, nomeadamente no segundo tempo. Uma vez mais, grande trabalho defensivo no meio campo, com bolas roubadas e excelente contrução de jogo. Keita, Ogu e Cleyton estiveram muito bem, especialmente o último, sempre a pôr muito bem a bola nos alas e em Cissé.
.


O merecido golo surgiu por intermédio de Flávio, logo no recomeço da partida. Depois daí a Briosa atacou e por pouco não chegou ao 2-0, com oportunidades de Marinho e Cissé (se não me falha a memória), mas em nenhuma das chances aumentámos o marcador. E os gilistas, em dois lances de bola parada, acabaram por dar a volta ao marcador. No primeiro golo, um desvio fortuito engana Ricardo, e o segundo num cabeceamento de Cláudio, um jogador que começa a ser um incómodo para as redes de Coimbra.

A Briosa não baixou os braços e chegou a ter 3 pontas de lança em campo (entraram Edinho e Saleiro), continuando a tentar chegar à baliza do adversário. Apesar da saída de Cleyton, um dos melhores em campo, a bola continuava a chegar ao último quarto do terreno, e numa dessas jogadas a Académica chegou ao empate. Edinho disse "presente" ao cruzamento de Nivaldo, e diminuiu a injustiça do marcador.

Para a tabela entra apenas um ponto, mas sem dúvida que merecíamos mais. Péssima actuação do trio de arbitragem e jogo muito feio da parte dos homens de Barcelos, que não justificaram o prémio que levaram de Coimbra.

Por fim, nota muito negativa para as bancadas. O tempo não ajudou, mas estiveram despidas demais. Especialmente se pensarmos que a entrada era assegurada a quem tinha bilhete do jogo com o Plzen. Há que dar a volta a esta tendência. Aceitam-se sugestões.

Injustiça

É o que mais sinto com este jogo. Atacámos, roubámos bolas e construimos jogo. Falhámos por culpa própria o segundo golo e o pagamento foi sofrer dois. O empate foi um mal menor, era jogo para três pontos.

Mais tarde faremos análise completa.

sábado, 24 de novembro de 2012

Académica - Gil Vicente: Convocados


Já se sabe quem compõe a lista de convocados para a recepção ao Gil Vicente. É imperativo ganhar este jogo, e, para tal, Pedro Emanuel apelou ao "espírito de conquista". O Gil merece todo o respeito, mas a sede da primeira vitória em casa tem de ser mais alto do que tudo o resto. A garra que vimos depois do penalti contra os checos tem de lá estar 90 minutos, não pode ser só no fim. Já mostrámos que somos capazes, já fizemos grandes jogos e tivemos grandes momentos, tenhamos agora um bocadinho mais de consistência para ficar com os 3 pontos.

Mas vejamos então quem foi chamado:

Guarda-redes: Peiser e Ricardo;
Defesas: João Dias, João Real, Nivaldo e Reiner;
Médios: Flávio, Keita, China, Cleyton e Ogu;
Avançados: Marinho, Magique, Wilson Eduardo, Edinho, Saleiro, Afonso e Cissé;

É com a vitória e o começo da escalada no campeonato em mente que temos de ir para o jogo amanhã. Força rapazes!


Fim do sonho, acordar para a realidade


É já matematicamente impossível a continuidade da Académica na Liga Europa. Temos pena, naturalmente, porque todos tínhamos esperança de que a Briosa fizesse um brilharete e passasse os grupos. Mas nem por isso deixou de fazer um brilharete. Muitos diziam que íamos passear e ser os bobos da festa, que perdíamos os jogos todos e não tínhamos hipótese.



Pois bem, invencíveis em casa, batemos a invencibilidade do Atlético e temos os mesmos pontos que Sporting e Marítimo...somados. Não fosse no primeiro jogo aquele golo do Plzen com falta sobre o Ricardo e talvez até outro galo tivesse cantado, mas não iremos por aí.

A Académica soube dignificar a camisola e orgulhar o país. Teve uma participação muito conseguida, cheia de garra e com qualidade no futebol. E com algumas dificuldades acrescidas: Pela primeira vez em muitos anos conseguimos um plantel com profundidade e qualidade para ter rotação na maioria das posições, o que nos permitiria fazer face aos muitos jogos. A onda de lesões tem sido enorme e parece não haver explicação, o que tem limitado muito as escolhas de Pedro Emanuel (no jogo com o Plzen nem o banco tínhamos completo). E o cansaço tem-se feito sentir em alguns jogos, lembro-me por exemplo do Cissé em Alvalade, que só por desgaste (e alguma inexperiência) não nos deu mais 2 pontos.

Apesar disso, temos o direito de sair de prova de cabeça erguida. Fizemos boas exibições e podemos já dizer que nenhuma equipa nos ganhou 2 jogos. Ganhámos inclusivé ao adversário do pote A, supercampeão europeu. E, pensando mais com a cabeça do que com o coração e tendo em conta o curso que a época tem levado, ainda bem que assim é. Claramente a onda de lesões nos está a impedir de ter rotatividade que permita jogar em todas as frentes, e, por muito que gostasse que o sonho europeu continuasse, com a continuidade na Taça de Portugal e com a fase de grupos da Taça da Liga, seria muito difícil continuar na Europa. Não nos podemos esquecer de que a nossa prioridade tem de ser sempre o campeonato, e que neste momento a classificação está longe de ser favorável.





Temos de focar as nossas energias em subir alguns lugares. Estamos muito próximos dos lugares europeus, o que em poucos jogos podia ser alcançado, e seria um passo muito importante afastarmo-nos da linha de água, sobretudo psicologicamente. E as próximas 8/9 jornadas vamos encontrar adversários "do nosso campeonato", que teremos de vencer. Para ganhar terreno e para subir na tabela. Não podemos ganhar só aos "tubarões" e perder pontos para os adversários directos, pois esses jogos, não nos esqueçamos, valem a dobrar.

Em suma, é preciso preparar o resto da época com muita serenidade e escolher bem as prioridades. A Briosa tem um dos melhores plantéis da liga e precisa do apoio dos adeptos. Sejam 30000, 10000, 5000, 500 ou 50, os que quiserem apoiar que seja sempre com o coração e com entrega. Com a matéria prima que temos, temos tudo para chegar longe e escrever mais uma bonita página da nossa História.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Até já





Força rapazes!

Hoje é dia de ir à bola!



Pelas 20:05 o Estádio Cidade de Coimbra despede-se da fase de grupos da Liga Europa. A Académica recebe o Plzen e tem enorme necessidade de ganhar, caso queira manter acesas as aspirações de um brilharete que culmine com a subida ao segundo lugar e consequente manutenção na prova. Independentemente dessa mesma passagem, está em jogo a imagem que vamos deixar aos nossos adeptos, bem como o já referido, mas não menos importante, cachet que a vitória traria.

É mais um dia de festa de futebol europeu em Coimbra. Esperemos que o próximo que seja breve, recusamo-nos a dizer "adeus". É mais apropriado ficarmo-nos pelo "até já".

Fácil nunca é. Impossível nunca foi. Força Briosa!


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Académica - Plzen: Antevisão e convocados



Apesar do elevado número de baixas para a recepção ao Viktoria Plzen, a Briosa consegue jogadores para uma lista de convocados em condições! Brincadeiras à parte, que isto não tem, nem nunca teve, piada nenhuma, vejamos os convocados:

Guarda-redes: Peiser, Ricardo e Fábio Santos;
Defesas: João Dias, João Real, Nivaldo e Reiner Ferreira;
Médios: Flávio, Keita, Bruno China, Cleyton e Ogu;
Avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Edinho, Afonso e Cissé;

A Briosa tem, só nesta lista, qualidade mais que evidente. O maior problema dos lesionados é que, apesar do nosso plantel ter qualidade em todos os sectores, nos impede de ter alguma rotação, o que já se sentiu nalguns jogos. Com tantas contrariedades, o "onze" não deverá fugir muito a:
Ricardo; João Dias, Real, Reiner e Nivaldo (Flávio pode entrar aqui em detrimento de Reiner, mas, e apesar das boas exibições do miúdo na ausência dos outros, prefiro esta dupla); No meio campo: Bruno China, Cleyton e Keita; Marinho, Wilson e Cissé;

Afonso é um jogador que tem merecido a confiança de PE e pode também baralhar as contas, tal como Edinho, mas este último parece-me menos provável. Quanto a Ogu, parece que vai ter de viver com a condição de suplente. E repare-se como em poucas linhas falámos de todos os jogadores disponíveis para este jogo. É urgente dar a volta à situação, mas mais urgente ainda, é tirar 3 pontos amanhã e 200 mil eurinhos, que tão bem caíam nos cofres academistas.

Por fim, como tem sido habitual, ficamos com a antevisão do mister, desta feita acompanhado por João Real:



Mais um condicionado...


Makelele está a contas com uma mialgia e desconhece-se se estará apto amanhã. Resta saber se temos jogadores para completar o banco de suplentes... Mais uma contrariedade para Pedro Emanuel. O que se passa com os nossos atletas?

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sabes que dia é hoje?


Faz hoje 6 meses desde que a Académica recuperou o lugar que a História lhe destinava. À 6 meses Coimbra estava em êxtase com a conquista da Taça de Portugal frente ao Sporting, a cidade vibrava com a Briosa, com a festa no Jamor. E que bonita festa que foi!

Hoje, dia de sorteio da Taça. Coincidência ou obra do destino? Nos próximos jogos descubriremos. Mas uma coisa é certa: a de 2012 também já ninguém nos tira!


Sorteio da Taça


O adversário que se segue em nova caminhada para o Jamor é o "vizinho" Tourizense. Depois de Ponte da Barca e Penalva do Castelo, a Briosa recebe uma equipa que lhe é bastante próxima. Os homens de Touriz eliminaram até à altura o Rabo de Peixe, Oriental, Limianos e Santa Clara. A bem da Académica, que tem de conseguir a vitória, esperemos que fiquem por aqui.

Noutros jogos, encontros interessantes entre Braga e Porto, bem como Marítimo com Guimarães, o que implica que duas equipas do principal escalão fiquem de fora da competição.

Sorteio:
Gil Vicente-Oliveirese
Benfica-Desp.Aves/Coimbrões/Operário/Caldas
Académica-Tourizense
Sp.Braga-FC Porto
Lourinhanense-P.Ferreira
Arouca-Beira Mar
Marítimo-V.Guimarães
Belenenses-Fabril

domingo, 18 de novembro de 2012

Ser da Académica é saber sofrer


E parece que já nem sabemos ganhar de outra maneira. Aguenta coração, que a Briosa tarde em resolver. O jogo de hoje foi sofrido, sofrido, sofrido. Foi preciso um pontapé da marca dos 11 metros para Edinho fazer ruir o Castelo, que se manteve sólido e obrigou a meia hora extra. Perfeitamente desnecessário esse cansaço adicional antes do jogo de quinta feira, que marca a despedida do ECC à fase de grupos. E o "onze" nem mudou substancialmente, até porque as opções não são assim tantas, convenhamos.

A tendência tem-se mantido: somos capazes de fazeres jogos de fazer chorar de alegria e emoção contra as equipas teoricamente mais fortes, como fizemos com o tubarão Atlético de Madrid, como fazemos exibições sofridas contra adversários que temos obrigatoriedade (sem meias palavras) para ganhar. Podia ter corrido bem pior caso o jogo tivesse ido para a decisão nos penaltis, e no final o que conta é que ganhámos e continuamos em prova. Quanto ao jogo propriamente dito, o Penalva veio sem grandes intenções de atacar, mantendo-se organizado e tentando fechar bem os espaços. Se é verdade que, mais na segunda parte, a Académica atacou e incomodou o guarda redes Ferrary por várias vezes, tem toda a obrigação de ser mais objetiva e acutilante na hora de fazer o golo. Edinho ainda mandou uma bola de livre ao poste (algum dia há de entrar) e Wilson Eduardo também tentou, mas a finalização e a prestação da equipa no último quarto do terreno deixaram a desejar.



À margem do jogo, nota para a homenagem a Higino da Costa Bernardo, antigo jogador dos dois clubes que foi campeão de juniores pela Briosa, orientada na altura por Oscar Tellechea. Um momento bonito que a direcção não deixou passar, e que merece aplauso.

sábado, 17 de novembro de 2012

Académica - Penalva do Castelo: Convocados


São estes os homens que vão defender as cores da Briosa nesta etapa a caminho do Jamor. Vejamos os convocados:

Guarda-redes: Fábio Santos e Peiser;
Defesas: João Dias, João Real, Reiner Ferreira e Nivaldo;
Médios: Flávio Ferreira, Bruno China, Keita, Ogu e Cleyton;
Avançados: Wilson Eduardo, Magique, Saleiro, Salim Cissé, Edinho, Marinho e Afonso.

Como tínhamos dito, é de esperar ver Peiser na baliza dos estudantes. Se quanto à defesa não há muito como mexer, por falta de opções, é possível que haja alguma rotatividade nos restantes sectores. Mas é importante que haja cautela nas opções, devemos evitar facilitar para que não tenhamos dissabores, como avisou o treinador Pedro Emanuel:

"Estamos mais do que avisados, porque a história sempre nos traz exemplos do que aconteceu no passado em jogos desta natureza"



É já amanhã, não deixes de ir ao estádio apoiar a nossa Briosa rumo a mais uma presença no Jamor!

Cissé


O jornal O Jogo noticia hoje o interesse de mais um clube na contratação de Cissé. Aos nomes do Marselha e do Montpellier, campeão francês, junta-se agora o Spartak de Moscovo. O jogador tem dado nas vistas, especialmente nos jogos europeus, nos quais tem, naturalmente, mais projecção. E não tem passado despercebido aos clubes europeus, bastante mais abastados que a nossa Briosa.

Existe a possibilidade da saída já em Janeiro, o que me parece de evitar a todo o custo. Vejamos:
-no ano passado a primeira metade da época estava a decorrer tranquilamente, situação que levou uma reviravolta com a saída de alguns jogadores importantes que não foram devidamente colmatadas. O dinheiro foi bem vindo na altura, mas podia ter-nos custado a permanência;
-a Briosa tem feito alguns encaixes muito importantes com a Liga Europa. O grupo permitiu-nos sonhar com pontos que valem 100 ou 200 mil euros, o que em anos normais não acontece. A menos que as contas estejam muito desiquilibradas, e a informação que vem para fora não é nesse sentido, não me parece que estejamos com necessidade de vender, até porque o dinheiro europeu a isso ajuda.
-parece-me claro que Cissé tem ainda muito que evoluir. Tem pinta de craque, tem feitos jogos muito bons, mas tem de ganhar maturidade e experiência profissional, o que o vai fazer ser um jogador muito melhor do que é agora. Ora, se isso acontecer na Académica, o encaixe será necessariamente maior, mesmo que tal acontece ainda este ano.
-por fim, a Briosa tem apenas uma parte do passe (quanto?). Tal significa que o dinheiro da venda não viria para os nossos cofres, pelo que não se justifica (repito, a menos que estejamos em situação precária) uma venda "à pressa". O pior que podia acontecer era a segunda metade da época ser desastrosa e o mercado não ser o mesmo, mas não creio que vá ser o caso.

Tendo tudo em conta, resta-nos esperar que Cissé fique mesmo connosco!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Assembleia Geral


Está marcada a próxima AG da AAC-OAF, que tem como ponto principal a apreciação e votação do relatório e contas de 2011/2012. Infelizmente, mas como tem vindo a ser hábito, a mesma realizar-se-à a uma terça feira. Tal tem vindo já a ser hábito, o que tem impedido muitos dos sócios de se deslocarem por motivos profissionais, sendo a meio da semana.

É, ainda assim, uma óptima oportunidade para os sócios se envolverem na vida do clube e expressarem as suas opiniões dentro da direcção.

Junto deixamos o link da convocatória:

Assembleia Geral

A tua presença é importante. Sempre juntos, sempre presentes.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Peiser


Antes de terminar o dia, partilhamos a entrevista a Peiser. O  guarda redes da Briosa terá oportunidade de jogar para a Taça de Portugal, pelo que o voltaremos a ver em acção. Que faça um jogo ao nível daqueles a que nos habituou!



"Temos de estar concentrados. Somos os detentores da Taça e estamos motivados mas já não há jogos fáceis. Se estivermos concentrados e motivados vamos ganhar.", começou por dizer o número 1 da Académica.

Peiser elogiou o desempenho da equipa na presente temporada e mostrou-se confiante em alcançar "coisas boas" com a Briosa, tal a qualidade que existe no seio do grupo de trabalho.

"Estamos bem, passámos as rondas nas Taças e já ganhámos na Liga Europa. É bom para todos. Tudo é possível, podemos fazer coisas boas. Temos equipa competitiva, o plantel é grande e bonito e podemos fazer boas campanhas, seja no campeonato como nas Taças.", frisou.

O guardião da Briosa recusou comparar a Académica do ano passado para a actual mas lembrou que todos querem que este grupo também fique na História, tal como aconteceu na época transacta, com a conquista da Taça de Portugal.

"O ano passado ganhámos a Taça, foi uma equipa que ficou para a História mas este ano temos uma equipa bastante equilibrada e muito forte e era bom que este plantel também ficasse na História.", rematou Peiser.

Justificação

Caros leitores, problemas técnicos têm impedido actualizações nos últimos dias. Como tal, temos estado mais ausentes, mas voltaremos em breve, e em força.

Nesta vinda, deixamos a nota, que de novidade talvez pouco tenha, de que os ingressos da recepção ao Plzen servem também para o jogo com o Gil Vicente. Com bilhetes de acompanhante e estudante a partir de 11 euros, temos boas razões para uma casa composta na despedida da cidade de Coimbra à fase de grupos da Liga Europa. Se São Pedro deixar, claro.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Futebol ao domingo à tarde

No próximo domingo regressam as clássicas tardes da Taça de Portugal à cidade de Coimbra. Pelas 16 horas a Briosa recebe o Penalva do Castelo, e estão já definidos os preços dos bilhetes: 5 euros para sócios e 8 para não sócios. Preços convidativos para uma tarde de festa e de futebol com um final, esperamos, de felicidade para a Académica.

Não faltes à chamada. Sempre juntos, sempre presentes.

domingo, 11 de novembro de 2012

FCPorto - Académica


Já há onzes para o jogo que começa daqui a alguns minutos no Estádio do Dragão. As equipas serão compostas por:


ACADÉMICA: Ricardo, João Dias, Flávio, João Real e Nivaldo; Keita, Makelele e Cleyton; Wilson Eduardo, Marinho e Cissé

F.C. Porto: Helton, Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Defour, João Moutinho e Lucho Gonzalez; James, Jackson Martínez e Varela

Contra a Briosa jogará Abdoulaye, que nos representou o ano passado. Vamos acompanhar o jogo e torcer por uma vitória da nossa Académica!

(imagem retirada da página de Facebok: Associação Académica de Coimbra - BRIOSA)


3 min - Remata Wilson Eduardo! Vinha pela esquerda, flectiu para o meio e rematou forte, mas a bola saiu por cima da baliza de Hélton. Boa iniciativa!

8 min - Perigo da parte do Porto! Bola bem metida para Jackson e o colombiano tenta fazer o chapéu a Ricardo que tinha saído da baliza, mas a bola sai ao lado.

Está bem, defensivamente, a Briosa. Muito compacta, sem dar espaços ao Porto, tem roubado muitas bolas e criado dificuldades ao ataque do adversário.

20 min - Jogada perigosa do Porto! Cissé faz um mau atraso e Jackson começa uma jogada na qual James dribla vários jogadores já dentro da área, mas não passa por Makelele. Bem a defesa da Briosa, uma vez mais muito compacta.

24 min - Mais uma investida do Porto na área da Académica, mas novamente sem conseguir rematar. Vão tentando os visitados, mas sem sucesso. Esperemos que continue assim.

29 min - Makelele lesiona-se no joelho, aparentemente sozinho. Esperemos que não seja grave.

31 min - Remate perigoso de Jackson, por cima! James estava a fugir mas, felizmente, o colombiano preferiu o remate.

Intervalo no Estádio do Dragão! A Académica é o primeiro clube esta época a chegar ao Estádio do Dragão com o nulo. Esperemos que, no mínimo, se mantenha até ao final do encontro.

46 min - Recomeça a segunda parte, com Hélton a sair-se bem a uma bola que podia ser de Cissé.

49 min - Golo do Porto, James remata frente a Ricardo e tira o nulo do placard. Vamos dar a volta rapazes!

53 min - Cabeceamento de Abdoulaye, muito perigoso, desviado por João Real. O árbitro não vê o desvio e dá pontapé de baliza para a Briosa.

A Brisoa tem muito pouca posse de bola. Muito organizada defensivamente, linhas muito próximas, mas pouca capacidade de atacar. Parece que vai entrar Ogu, vamos ver se consegue reverter a situação.

61 min - Golo do Porto, por Moutinho, de longe.

Alterações nas duas equipas. Na Académica sai Cleyton e entra Ogu, no Porto entra Atsu para o lugar de Varela.

Vão entrar na Briosa Reiner e Afonso. Está mais lento o jogo agora.

79 min - GOOOOOLOOOOOOOO ACADÉMICA! Wilson Eduardo! Vamos Briosa, ainda conseguimos!

85 min - Hélton a tirar a bola a Cissé a 3/4 do campo! Podia ter sido o empate se tivesse havido um bocadinho de sorte.

Acabou o jogo. 3 pontos para o Porto, a Académica é derrotada por 2-1. Apesar de ter estado muito organizada, a equipa de Coimbra não foi capaz de construir e superar a muralha portista durante a maior parte do jogo. 8 meses depois o Porto sofre um golo em casa, novamente frente à Briosa, mas desta feita sem ceder pontos. Há que levantar a cabeça e voltar ao caminho da vitória já no próximo jogo!

sábado, 10 de novembro de 2012

FCPorto - Académica: Convocados


É já amanhã, pelas 18 horas, que a Briosa visita o Estádio do Dragão. Depois de pôr termos à invencibilidade europeia do Atlético o objectivo é fazer com que o Porto deixe de ser uma das únicas equipas invictas da Europa. A motivação só pode estar em alta depois do jogo europeu, e os adeptos anseiam mais uma vitória. Mas vejamos a lista de convocados:

Guarda-redes: Peiser, Ricardo e Fábio Santos;
Defesas: João Dias, João Real, Nivaldo e Reiner;
Médios: Flávio, Keita, Makelele, Cleyton e John Ogu;
Avançados: Marinho, Magique, Wilson Eduardo, Carlos Saleiro, Afonso e Salim Cissé;

A lista de indisponíveis continua longa, e o jogo com o Estoril não ajudou, mas há uma novidade na convocatória: Carlos Saleiro é convocado pela primeira vez. O jogador parece recuperado na lesão do tendão de Aquiles e pode estrear-se com a camisola negra esta época. Esperemos que a sua convocatória não tenha sido antecipada "à força" face ao castigo de Edinho, porque a última coisa de que precisávamos era de que o atleta se ressentisse por jogar cedo demais.



À margem do jogo, uma notícia com um timing muito caricato. A Bola noticia que Cissé gosta do Porto desde antes de vir para Portugal. O que vale é que, desta vez, o jogador tem 3 anos de contrato...

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FC Porto - Académica - Bilhetes à venda


Estão já à venda, na Sede da Mancha Negra, os bilhetes para a deslocação ao terreno do Porto, com o custo de 15€.

Na quinta, com o Atlético, batemos a equipa que não perdia à mais de um ano. Agora temos de vencer a uma das 3 únicas equipas invictas no futebol europeu. Esperemos levar uma boa falange de apoio, a Briosa merece!

Selecção

Houve inovação e coragem para chamar alguns jogadores com menos nome, coisa rara. A particularidade entre eles? Jogam no estrangeiro. Ricardo, o guarda redes que tem brilhado cá dentro e que os nossos adeptos tinhm esperança de ver com o equipamento das quinas, ficou de fora.

É dificil ser chamado quando se joga na Académica, Eder é prova disso. Mas fica a esperança e o alento de saber que está a ser seguido.

O que dizem de nós


"Un Académica sólido. El Académica no hizo el partido de su vida, pero aprovechó sus ocasiones y concedió muy poco al Atlético. Excelente partido de sus centrales, Real y Flavio Ferreira."

Marca

O "AS" dá mais demérito ao Atlético do que mérito à Briosa. Devem ter visto um jogo diferente, com certeza.

AS

Grâce à une grande prestation collective, l'Académica remporte son premier match européen depuis 40 ans et entretient un mince espoir de qualification. Ce deuxième revers consécutif pourrait en revanche plonger dans le doute des Colochoneros suffisants.

L'Equipe

Estas são algumas das palavras dedicadas à vitória da Académica sobre o Atlético que surpreendeu a Europa. Se alguém encontrar mais, pedimos que deixe em comentário por favor.

Sabe bem sentir que a Europa se pergunta como é que uma equipa que não ia à Europa à tantos anos chega e verga o Supercampeão.

Para finalizar, destaque para "O Jogo" que, na zona norte, dedicou a primeira página à Briosa:



 Finalmente estamos no plano em que merecemos!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Portugal e Briosa de mãos dadas


Sem mais palavras, fica guardada a atitude.


Uma vez mais, conquistámos o que nos era devido. Parabéns à Mancha Negra!

O Regresso da Velha Senhora


ACADÉMICA! Doutra maneira não podia começar. Parabéns à Briosa pelo jogo magnífico, aos jogadores, ao staff, e aos que acreditaram. A Académica quebrou um ciclo de 16 jogos, mais de um ano, sem que o Atlético de Madrid perdesse para as Liga Europa. Derrotou o actual campeão da Liga Europa e da Supertaça Europeia (sim, aquele que deu 4-1 ao Chelsea). Contrariou a maioria das expectativas (não todas) e conseguiu, após 43 anos, uma vitória europeia. E que vitória!

No jogo com o adversário mais complicado, como tem vindo a ser costume, a Briosa teve uma exibição de gala. Muitas recuperações de bola a meio campo, grande trabalho de Keita, que, mesmo sem grande técnica a construir, mostrou grande sentido de intercepção e posicionamento, e também de Makelele, sempre no sítio certo, sempre a correr tudo o que podia para roubar bolas, e ainda a sair a jogar. A defesa esteve também muito segura, a par de Ricardo. Quanto à frente de ataque, fez o que lhe compete: golos. Jogou bem, atacou com vontade e deu trabalho aos "colchoneros", sendo premiada com dois tentos. Mesmo que, por vezes, houvesse um elemento estranho às equipas a ter protagonismo (péssima exibição do árbitro, mas nem falo nele hoje) e a tentar inclinar o campo. A Académica nunca baixou os braços, nem os adeptos que a apoiavam fervorosamente nas bancadas. Bancadas essas, merece referência, embelezadas por uma bonita coreografia da Mancha Negra, a recordar as origens e as batalhas que Portugal travou no passado.



Num jogo de bom futebol, com bola corrida, oportunidades de parte a parte, hoje viveu-se um momento histórico em Coimbra. Foi, certamente, umas das vitórias mais bonitas da História da Académica, pela dificuldade que o gigante europeu que se lhe oponha leva a qualquer jogo a que vá (não é por acaso que está em segundo lugar na liga Espanhola). Uma vitória que amanhã será, certamente, comentada por essa Europa fora. Amanhã teremos os principais jornais desportivos europeus a mostrar como a equipa dos estudantes, aquela equipa especial que joga em Coimbra, vergou o campeão.

Alegria, emoção, lágrimas até. Momentos bonitos em Coimbra. Momentos para a História.
Uma vez mais, obrigado Briosa. Aplaudamos o regresso da Velha Senhora à glória europeia.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Marca


Uma vez mais, antes do jogo com o Atlético, a Académica merece destaque na imprensa espanhola. Aquilo em que este clube é diferente, a nossa mística, a nossa História, a nossa Universidade, tudo aquilo a que em Portugal não é dado o devido valor, foi notado e falado em Espanha.




Um orgulho. E, uma vez mais, internacional. Somos, sem dúvida, diferentes.

Notícia do jornal A Marca

Académica - Atlético de Madrid: Antevisão e convocados


Regressos! Assim começo por falar da lista de convocados para a recepção ao Atlético, que conta com João Real e Reiner. Dois "reforços" que são muito bem vindos.

Convocados:

Guarda-redes: Ricardo, Peiser e Fábio Santos;
Defesas: João Dias, João Real, Nivaldo e Reiner Ferreira;
Médios: Flávio, Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton e Ogu;
Avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Edinho, Afonso e Cissé;


Do lado do Atlético, volta a não ser chamado Falcão. Curiosamente, ainda não jogou este ano na "sua" competição. Não é prioritário, mas é um jogo em que queremos fazer boa figura, trazer encanto ao estádio e elevar a moral. Amanhã, pelas 18 horas, não faltes à chamada! ACADÉMICA!


Elogios


"Gosto da Académica, pratica bom futebol, é uma equipa de eleição em Portugal. É uma equipa que merece todo o nosso respeito, pratica bom futebol, tem bons jogadores, muito rápidos lá na frente, mas somos favoritos. Se continuar a jogar como até aqui, tem grandes hipóteses de passar."

Vale o que vale, mas é sempre positivo vermos palavras destas sobre a nossa Briosa vindas de fora. Estas são do Sílvio, que vem a Coimbra defrontar a Velhinha já amanhã. Daqui a pouco teremos aqui os convocados.


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Taça da Liga - fase de grupos


À Académica calhou em sorte o grupo D da Taça da Liga. Os adversários são o Benfica, Olhanense e Moreirense. Como maior desvantagem temos o facto de jogarmos 2 vezes fora e apenas uma em casa.

O calendário é o seguinte:

19 de Dezembro: Moreirense - Académica
30 de Dezembro: Académica - Olhanense
9 de Janeiro: Benfica - Académica

No caso de o Benfica escorregar num dos primeiros jogos, tendo os nossos ganhos, temos sempre a possibilidade de passar. Sem avarias, porque está longe de ser a nossa prioridade, mas com alguma ambição natural de quem tem adeptos com sede de títulos.

Apesar dos dois jogos fora, o jogo teoricamente mais complicado fica para a última jornada, o que pode jogar a nosso favor. Repito, a termos feito o nosso trabalho nas duas primeiras, o que não será tarefa fácil. Mas, como temos dito: Fácil nunca é, impossível nunca foi!

Força Académica!

Pedido de desculpas


Vimos pedir as mais sinceras desculpas aos nossos leitores. Ao contrário do que costuma acontecer, ao jogo com o Estoril não sucedeu a habitual crónica, comentários ou postagem de repetições.

Tal aconteceu por uma razão tão simples como sincera: não consegui. Fiquei doido com o jogo. A atitude da equipa foi muito fraquinha, não houve pulmão, vontade, garra. Estivemos a anos-luz daquilo que produzimos nos últimos jogos. E temos um problema: não querendo ser resultadista, os pontos interessam. Tenho elogiado imenso as exibições, mesmo quando não ganhamos. Mas quando temos uma oportunidade de descolar do pelotão como a que tivemos hoje e, além de não conseguir, parece que nem houve esforço, então um valente puxão de orelhas tem de ser dado aos jogadores.

É importante que jogos como o de Domingo não se repitam. Não vou, porque não é política minha, exigir cabeças, muito longe disso. Um mau jogo não pode apagar o bom trabalho que tenho elogiado. Mas há que estar alerta e fomentar mais fome de vitória, mais golos e, se for preciso, algum pragmatismo e resultadismo. Porque sem ganhar, por muito bem que joguem, não há coração de adepto que resista. E os que sofrem a sério não o merecem.





P.S.: Isto ficou para P.S. porque não merece mais do que isso, mas também não pode ser ignorado. É a nossa segunda derrota no campeonato, e, nas duas únicas que tivemos, a arbitragem foi muito, muito, muito má. Muitos lances de faltas sobre a Académica não assinaladas, cartão amarelo para os canarinhos não existia e fico com a sensação de um penalti por marcar, mas nem tive coragem para ver o resumo do jogo quando cheguei a casa, portanto não confirmei. Não percebo a atitude de certos árbitros cada vez que vêm a Coimbra, mas ontem, apesar de estar longe de ser desculpa e por isso mesmo isto ser só um P.S., fomos mais uma vez prejudicados.

domingo, 4 de novembro de 2012

Dar voz ao adepto


Como meio de divulgação, pretendemos também passar a dar a conhecer uma rúbrica muito positiva do site oficial da AAC-OAF. Desta feita a escolha recaiu sobre Nuno Oliveira, sócio da AAC e da Mancha Negra que, apesar de ter um trajecto ainda curto, como o próprio o assume, é já bastante preenchido.
São casos destes em que temos de por os olhos. Mostra que é possível continuar a dar a conhecer a Académica aos mais novos e que eles irão sentir o gosto, o amor à camisola, o prazer de a apoiar e acompanhar.

Por essas razões, parabéns Nuno, e parabéns a todos os que como tu a seguem e apoiam, sempre que podem.


Académica - Estoril: Antevisão e convocados


Hoje, pelas 18 horas, a Briosa defronta o Estoril Praia. Uma óptima oportunidade para regressar às vitórias, sem deixar nunca de respeitar o adversário, pois já mostrou noutros jogos que é capaz de fazer estragos. Nomeadamente com jogadores que já jogaram de losango ao peito, e a quem desejo toda a sorte nos outros jogos. Hoje é que não.

Mas vamos então ao que interessa. Os chamados são:

Guarda-redes: Peiser e Ricardo;
Defesas: João Dias, Rodrigo Galo, Júnior Lopes e Nivaldo;
Médios: Flávio Ferreira, Bruno China, Makelele, Keita, Ogu e Cleyton;
Avançados: Magique, Wilson Eduardo, Marinho, Edinho, Salim Cissé e Afonso;

Face ao jogo em Alvalade, a Briosa quase não tem alterações. Sai Fábio Santos e entra Magique, que não era chamado desde o jogo da Taça da Liga. Também no onze não vejo que vá haver grandes alterações, tirando, talvez, o meio campo, dado o grande número de opções. Também o regresso de Wilson Eduardo em detrimento de Afonso é uma possibilidade, caso esteja totalmente recuperado. De resto, na defesa poucos jogadores há sequer para pensar em mudanças, enquanto na frente Marinho e Cissé devem continuar no onze.

O jogo, frente a um adversário directo, é da maior importância. É um jogo no qual podemos, com a vitória, dar um salto relativamente ao "pelotão" que vem nos lugares imediatamente abaixo do nosso, com várias equipas muito próximas relativamente ao número de pontos (dependendo dos seus resultados, evidentemente). Também por estarmos em data de festejo, como o mister disse, seria uma bonita prenda dada ao aniversário da Associação Académica de Coimbra, dada pelo organismo autónomo.

Por todas estas razões, não deixes de ir ao estádio apoiar a Briosa hoje, pelas 18 horas. Força Académica!


sábado, 3 de novembro de 2012

Em dia de aniversário, parabéns também a esta iniciativa



Os jogadores da Briosa, Carlos Saleiro e Hélder Cabral estiveram no Centro Escolar de Coimbra Sul na passada sexta feira. É de aplaudir o continuar destas iniciativas que visam aproximar a Académica às crianças. Espero que tenham levado uns bilhetes para por os mais novos a apoiar os jogadores que os visitaram já no Domingo.

As cerca de 300 crianças deliraram com a visita dos profissionais, com as perguntas que lhes fizeram e com com os autógrafos. Muito boa iniciativa, para continuar.

Também por isto, parabéns Briosa!

Nota: Ao contrário do que a comunicação social tem dito, a Académica não procura a primeira vitória em casa. Não esquecer que no jogo dos 5 penáltis, chegámos lá depois de vencer esse jogo por 2-0. Pode ser só uma até à data, mas foi emocionante que chegue para que não nos esqueçamos dela!

3 de Novembro de 1887



Hoje é dia de festa, de recordar, de celebrar. A Académica faz anos, o que nos leva a 3 de Novembro de 1887. Se voltarmos atrás no tempo são incontáveis as histórias, as figuras, os momentos marcantes no nosso país. No futebol, no basket, na política, no ensino, no rugby, no teatro... Sim, no blog focamo-nos no OAF, o que não quer dizer que o amor e a paixão pela Académica não sejam sentidas por tudo o que a forma.

Felizmente as divisões são hoje menores que noutros tempos. Ainda as há, mas não é dia para falar nelas. Hoje é dia para recordar a História da maior, mais antiga e mais importante associação de estudantes do Mundo. É dia para lhe agradecer o que fez pelo país e por nós. Na formação de homens, na luta pela liberdade, no desporto, na política, na cultura, um pouco por todos os sectores da sociedade. O país deve-lhe mais do que lhe é atribuído, mas Ela nunca deixou de trabalhar por falta de reconhecimento. Se é verdade que muitos dos que lá passaram ao longo destes anos não estiveram à altura do seu nome, é pelos outros, pelos que defenderam a camisola acima de si próprios, que ela se mantém.

A Académica está muito acima de todos os que por ela passam, é com essa humildade e com esse pensamento que a devemos apoiar e servir.

Não gosto de ti por seres mais antiga, mais eclética ou maior que as outras. Gosto de ti por coisas que não se explicam, que só quem passa por Coimbra e entra na tua Casa pode compreender, mesmo que não consiga explicar. É com muita pena que fica tanta coisa por dizer, mas é impossível dizer tudo. O sentimento é muito maior que as palavras.

Obrigado por tudo, e os meus mais sinceros parabéns, Associação Académica de Coimbra.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Para (re)ver


O site oficial da Briosa disponibilizou todos os golos (e resumos) dos jogos da liga Zon Sagres desta época. Momentos para recordar e rever, para nos lembrar de todas as vezes que já gritámos golo e que a Briosa nos deixou eufóricos este ano.

Golos da AAC na liga Zon Sagres


Académica - Estoril


As exibições têm sido boas, vale a pena ir ao estádio ver a Briosa. Que melhor maneira de acabar um fim de semana? Domingo, às 18 horas, não percas o jogo em que a Académica regressa às vitórias. O jogo é contra o Estoril, de Gerso, Licá e Gonçalo, ex-Académica, e está incluído no pack 10 jogos, além de ter bilhetes a 5 euros para sócios da AAC-OAF e 3 para sócios da Mancha Negra.

Sem razões para faltar, vem ao Estádio Efapel apoiar a nossa Briosa!