domingo, 30 de setembro de 2012

GOOOOOLOO!!!!

Wilson Eduardo aos 10 minutos. Vamos BRIOSA!

Aos 57' da segunda parte vencemos por 2-0, com o segundo golo a ser marcado pelo Marinho. Grande Briosa!!

Marítimo - Académica : Antevisão e convocados



Guarda-redes: Ricardo e Fábio Santos;
Defesas: João Dias, Júnior Lopes, Nivaldo, Reinei Ferreira e Hélder Cabral;
Médios: Flávio, Keita, Makelele, Bruno China, Cleyton e Ogu;
Avançados: Marinho, N'Gal, Wilson Eduardo, Edinho, Afonso e Salim Cissé;

É já conhecida a lista de convocados para o jogo com o Marítimo. É um jogo muito importante até pelo calendário que aí vem, bem como por ser o género de jogo que pode ajudar a perceber os objectivos da Académica na Liga: se nos ficamos pela manutenção ou se a podemos resolver cedo para apostar em algo mais.

Espero que consigamos trazer os 3 pontos e entrar da melhor maneira para o mês complicadíssimo que vamos ter, com jogos em TODAS as competições. É cedo para falar em alturas decisivas, mas esta é sem dúvida crucial, FORÇA RAPAZES!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Post Scriptum

Ficou a faltar uma nota extremamente positiva: o bilhete para o jogo do Tel Aviv dá também entrada para o jogo com os espanhóis. Se não bastassem os preços reduzidos, também temos dois ao preço de um.

Não faltam razões para apoiar a Briosa nestea dois encontros tão importantes!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Já são conhecidos os preços para o primeiro jogo que Coimbra recebe nesta edição da Liga Europa. Depois de quatro décadas, o convidado vai ser o líder do campeonato israelita, o Hapoel Tel Aviv. Os preços são convidativos e parece-me uma óptima maneira de ligar o OAF à cidade e aos estudantes. Cabe-nos a nós publicitar isso mesmo e tentar levar o maior número de pessoas possível, a Académica merece um estádio a puxar por ela!

Óptima notícia e óptima iniciativa!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Já se sabe quem vai ser o primeiro adversário da Briosa na caminhada da defesa da Taça. Fazemos mais de 200km para ir jogar com o Ponte da Barca. A equipa parece-me ser amadora e joga nos escalões inferiores, mas é importante não relaxar e tirar uma vitória deste jogo, visto que o nosso calendário não se afigura propriamente simpático nos próximos tempos, e qualquer vitória ajuda a subir a moral.

Força rapazes, façam com que a Taça fique com a dona mais um ano!

domingo, 23 de setembro de 2012


Hoje a "velhinha" jogou para a 4ª jornada da liga Zon Sagres. Mais um jogo que terminou empatado, o 4º seguido. Muita contestação ao trabalho do árbitro, a meu ver muito fraquinho. Acho que o nosso 1º penálti é o que ainda pode ser duvidoso, mas a verdade é que a falta é marcada onde acaba, e o Makelele deixa de ser empurrado no ar, já dentro da área.

No segundo lance, o defesa adversário toca na bola, mas mal a desvia e o Hélder Cabral seguiria com ela, não fosse o toque. Se se fez ao contacto? Talvez, mas ainda assim, parece-me falta.

Em jogo corrido, ficaram por marcar inúmeras faltas a favor da Académica na zona do meio campo, bem como expulsar o Maxi pelo que foi fazer fora do campo, bem como o Jesus, que devia ter ido pelo mesmo caminho.

A salientar, porque é o que mais merecem, a garra e a capacidade de sofrimento dos jogadores, que mesmo pouco habituados ao ritmo de jogos que tiveram agora, deram tudo pela camisola. Mesmo com um dia de descanso e um jogador a menos a atitude foi irrepreensível. Os meus parabéns à equipa e ao Pedro Emanuel.

O que vamos ser

Este vai ser um espaço de discussão, de debate, mas sobretudo de apoio. Apoio à Associação Académica de Coimbra. Vamos falar dos jogos, dos momentos de forma, das transferências, mas também do que diz respeito à parte "interna" do clube. Não estamos aqui para fazer oposição nem campanha por ninguém, estamos para partilhar pontos de vista e procurar que os sócios e simpatizantes se interessem pela vida do clube, não só em dias de jogo e de festa, mas também em dias de sacrifício e decisão.

Tentaremos dar notícias e comentar quando jogar. Vamos falar quase sempre bem (é um vírus, que não deixa falar mal Dela) e tentar estar em cima do acontecimento. Vou já adiantando que não temos informação privilegiada, pelo que não vai ser aqui que vão saber quem vai ser o próximo craque nem o próximo candidato ao que quer que seja. Por essa falha, pedimos desculpa em adiantado, mas vão ter de procurar noutras freguesias.

Resumindo, queremos fazer aqui o que interessa: falar da nossa Briosa, discuti-la e fazê-la crescer.

A todos os que acompanharem, as nossas mais sinceras saudações académicas. A vossa presença será bem vinda.